O movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 19, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. Uma das mais importantes foi a greve de 1917 em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais.
A origem do movimento operário no Brasil se deu, sobretudo, por influência dos imigrantes estrangeiros que vieram para o país, no final do século XIX, para ...
Dessa forma, em curto espaço de tempo, um amplo conjunto de trabalhadores foi recebido pelas indústrias instaladas nos centros urbanos. Chamados de operários, esses trabalhadores eram figuras típicas de um novo cenário urbano em formação.
Dentre as principais reivindicações dos operários, constavam; a redução da jornada de trabalho, melhores condições de vida, aumento salarial e a lei de trabalho de mulheres e menores. Na virada do século 19 para o 20, a economia agroexportadora brasileira começa a dar sinais de crise.
Algumas categorias conseguem vitórias parciais, como a dos têxteis do Rio de Janeiro que, em 1903, conquista uma jornada de 9 horas e meia. Em 1906, após uma onda grevista, o movimento operário brasileiro começa a ganhar autonomia em relação ao reformismo positivista.
Quais os fatores que contribuem para a perda de água em nosso organismo?
Como se diz percentagem ou porcentagem?
Quais as desvantagens de trabalhar no Uber?
Qual estado é considerado a caixa d'água do Brasil?
Quais são os tipos de reumatismo?
Quais as comidas típicas de Gramado?
O que é célula animal e vegetal?
Quando os cálculos de tempo de meia vida podem ser empregados?
Qual a tendência da taxa Selic?
Quantos metros quadrados pinta uma tinta spray?
Por que Buenos Aires tem esse nome?
O que fazer Chapada do Araripe?