O movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 19, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. Uma das mais importantes foi a greve de 1917 em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais.
A origem do movimento operário no Brasil se deu, sobretudo, por influência dos imigrantes estrangeiros que vieram para o país, no final do século XIX, para ...
Dessa forma, em curto espaço de tempo, um amplo conjunto de trabalhadores foi recebido pelas indústrias instaladas nos centros urbanos. Chamados de operários, esses trabalhadores eram figuras típicas de um novo cenário urbano em formação.
Dentre as principais reivindicações dos operários, constavam; a redução da jornada de trabalho, melhores condições de vida, aumento salarial e a lei de trabalho de mulheres e menores. Na virada do século 19 para o 20, a economia agroexportadora brasileira começa a dar sinais de crise.
Algumas categorias conseguem vitórias parciais, como a dos têxteis do Rio de Janeiro que, em 1903, conquista uma jornada de 9 horas e meia. Em 1906, após uma onda grevista, o movimento operário brasileiro começa a ganhar autonomia em relação ao reformismo positivista.
Quanto custa imposto de importação?
Como saber que o gato está doente?
Quanto tempo leva para fazer uma cirurgia do coração?
Qual o tempo de digestão do cachorro?
Quanto é para autenticar um documento no cartório?
Quantos fonemas tem o nome ninho?
Quais os tipos de habilidades comportamentais?
A partir de quantos meses nasce dente no bebê?
Qual é a pena para o crime de ameaça?
Quais são os principais desafios do comércio eletrônico?
O que é indicador de fenolftaleína?
Quais são os direitos de quem tem fibromialgia?
Quem faz astronomia trabalha com o quê?
Qual a diferença de Empresário Individual e Eireli?
O que harmoniza com vinho suave?
Pode ter relação com camisinha durante o tratamento da sífilis?