Golpe de Estado no Brasil em 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1.º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango.
Na madrugada do dia 31 de março de 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o governo legalmente constituído de João Goulart. A falta de reação do governo e dos grupos que lhe davam apoio foi notável. Não se conseguiu articular os militares legalistas. ... O poder real, no entanto, encontrava-se em mãos militares.
O Golpe Militar de 1964 foi responsável por destituir João Goulart do poder e por dar início a um período que durou 21 anos: a Ditadura Militar. O Golpe de 1964, também conhecido como Golpe Civil-Militar de 1964, foi realizado pelas Forças Armadas do Brasil contra o então presidente João Goulart.
Tropas militares, na madrugada do dia 31 de março de 1964, sob o comando do general Olympio Mourão Filho marcharam de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro com o objetivo de depor o governo constitucional de João Goulart. O presidente encontrava-se no Rio de Janeiro quando recebeu um manifesto exigindo sua renúncia.
Os militares envolvidos no golpe de 1964 justificaram sua ação afirmando que o objetivo era restaurar a disciplina militar e a hierarquia nas Forças Armadas e deter a "ameaça comunista" que, segundo eles, pairava sobre o Brasil.
43 curiosidades que você vai gostar
Na madrugada do dia 31 de março de 1964, horas depois do último discurso do então Presidente da República João Goulart (1961-1964), as tropas comandadas pelo general Olímpio Mourão Filho, da 4ª Região Militar, à época sediada em Juiz de Fora (MG), marcharam em direção ao Rio de Janeiro para, enfim, deflagrar o golpe de ...
Destacaram-se: Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella, ex-deputado e ex-membro do Partido Comunista Brasileiro, morto numa emboscada em 69; Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), comandada pelo ex- capitão do Exército Carlos Lamarca, morto na Bahia, em 17 de setembro de 1971; e o Partido ...
A intervenção militar se caracteriza por uma ação das Forças Armadas de um país em outro, sem a autorização do Estado intervindo. Da mesma forma, pode ocorrer dentro de um próprio Estado, quando as Forças Armadas deste país assumem o comando do mesmo.
Verificado por especialistas
Segundo os militares (ativistas da direita), o motivo para esse atentando foi impedir que João Goulart transformasse o Brasil em um país comunista. Esse episódio foi apoiado pelos latifundiários e empresário. Os militares ficaram no poder por 20 anos, desde 31 de março de 1964 até 1984.
Como saber se empresa é desonerada?
Como fazer limpeza de pele profunda com extração de cravos?
O que são frutos e rendimentos?
Quanto ganha uma Empregada Doméstica registrada?
O que acontece quando a luz do nobreak fica vermelha?
Porque o Brasil é considerado o país com a maior biodiversidade do mundo?
O que devo fazer para ser juíza de Paz?
O que é uma não conformidade maior?
Quantos rpm para economizar gasolina?
Como funciona o resgate de um título de capitalização?
Quantos quilos uma pessoa pode perder em 2 meses?
Como nao ser picado por peixe aranha?
Como lançar crédito de PIS e COFINS?
Qual o melhor formato para pendrive Bootavel?
Que é mais rico Batman ou Homem de Ferro?