No Brasil, após a crise de 1929, a política de substituição de importações foi implementada com o objetivo de desenvolver o setor manufatureiro e resolver os problemas de dependência de capitais externos. ...
Por cerca de 5 décadas, o Brasil perseguiu uma política de substituição de importação, que consistia em proteger a indústria, com o objetivo de transferir recursos (capital e trabalho, principalmente) do setor agrícola para o setor urbano-industrial, reduzindo os custos da industrialização.
A substituição das importações se refere a um modelo de planejamento a favor da industrialização tardia de caráter meramente capitalista. Foi implantado em muitos países da América Latina, como o Brasil, o México, a Argentina e na África, a África do Sul.
Características do Modelo de Substituição de Importação, Vantagens e Desvantagens O modelo de substituição de importaçãoé a estratégia do governo que procura substituir algumas importações, estimulando a produção local para consumo interno, em vez de produzir para os mercados de exportação.
Foi implantado em muitos países da América Latina, como o Brasil, o México, a Argentina e na África, a África do Sul. Cabe ressaltar que, em cada país, o modelo apresenta particularidades internas, referentes aos (não muito) diferentes contextos político-sociais.
Devido à industrialização local, o modelo de substituição de importações melhora a necessidade de indústrias intensivas em mão-de-obra, criando oportunidades de emprego. Por sua vez, isso reduz a taxa de desemprego na economia.
Como saber se o pão é integral?
Qual é a planta que enverga mais não quebra?
Como um avião consegue se manter no ar?
Como colocar um ponto-extra de TV a cabo?
Qual animal trata mal seus filhotes?
Como mudar os traços no The Sims 4 PS4?
Como tirar os botões virtuais do Moto g8 play?
Como a Wanda trouxe o Visão de volta?
Como colocar carros no GTA San Andreas?
Como o balé se iniciou no Brasil?
Como alterar os dados cadastrais do Fies?