A Guerra do Golfo foi um conflito militar travado entre o Iraque e forças da Coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos e patrocinada pela Organização das Nações Unidas, com a aprovação de seu ...
A Guerra do Golfo foi um conflito que se estendeu entre 1990 e 1991 e teve como causa a invasão do Kuwait por tropas do Iraque. Essa invasão aconteceu na segunda metade de 1990 e motivou que uma coalizão internacional fosse formada com o intuito de expulsar as tropas iraquianas do território do Kuwait.
A campanha aérea foi substituída por uma campanha terrestre, iniciada no dia 24 de fevereiro de 1991. As forças internacionais foram lideradas pelo general americano Norman Schwarzkopf, e a ação militar por terra estendeu-se por 100 horas. Por causa do seu despreparo, o exército iraquiano rapidamente foi derrotado.
A Guerra do Golfo provocou a morte de milhares de soldados e civis após ataques. Tanto em decorrência da invasão iraquiana, como também do bombardeio aéreo. Os prejuízos sociais, culturais e econômicos acabaram por somarem-se imensos.
Consequências. Como em todas as guerras, as primeiras consequências foram morte e destruição, especialmente no Kuwait. Cerca de mil civis perderam a vida e outros 300 mil fugiram do país. Além disso, a saída do exército iraquiano não foi pacífica.
35 curiosidades que você vai gostar
O ditador iraquiano exigia que o Kuwait perdoasse a dívida que seu país contraíra durante a guerra com o Irã (1980-1988), e cobrava uma indenização de 2,4 bilhões de dólares, alegando que os kuwaitianos estavam explorando ilegalmente os campos de petróleo do Iraque.
Em 28 de fevereiro, as últimas tropas do Iraque saíram do Kuwait, e os EUA encerraram o ataque militar contra os iraquianos e a guerra. Muitos membros do governo americano imaginavam que a ofensiva americana continuaria até a derrubada de Saddam Hussein, mas isso não aconteceu.
A operação terrestre acabou sendo um desastre para os iraquianos e, em menos de 100 horas, as tropas iraquianas batiam em retirada de maneira desorganizada do Kuwait. Com isso, o Kuwait recuperou a sua soberania. Depois que os iraquianos saíram do Kuwait, o presidente norte-americano colocou fim à operação militar.
A Guerra do Golfo (2 de agosto de 1990 até 28 de fevereiro de 1991) foi um conflito militar travado entre o Iraque e forças da Coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos e patrocinada pela Organização das Nações Unidas, com a aprovação de seu Conselho de Segurança, através da Resolução 678, autorizando o uso ...
Apesar da vitória contra o Irã, o Iraque encontrava-se economicamente debilitado e muito fragilizado pelos estragos de oito anos de guerra com o país vizinho, acreditando que receberia a ajuda dos EUA para sua reconstrução.
Assim, a invasão soviética iniciada em dezembro de 1979 teria sido motivada com o intuito de derrubar Amin do poder e impor o controle do PDPA dentro dos interesses soviéticos. ... A respeito das motivações que levaram a União Soviética a invadir o Afeganistão em 1979, não há um consenso entre os historiadores.
Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria.
O objetivo era derrubar o regime baathista de Saddam Hussein. A fase da invasão do conflito foi curta e consistiu em combate convencional e na ocupação de boa parte do Iraque, resultando na destituição do governo que estava no poder.
A principal alegação dos invasores foi que o regime de Saddam Hussein estava desenvolvendo armas químicas e biológicas para serem fornecidas a terroristas inimigos dos EUA. A inteligência norte americana (CIA) afirmava haver indicações claras da ligação entre o regime do ditador iraquiano e a Al-Qaeda.
É historicamente conhecido como Guerra Irã-Iraque o conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio, e terminou com a vitória do Iraque.
No Iraque (2001-2004), que teve o objetivo de depor o ditador Sadam Hussein, foram 4.431 soldados. Ao todos, houve 101.876 mortes em guerras, segundo levantamento feito pela rede de televisão CNN.
Há 25 anos, o Iraque invadia o Kuwait, e a comunidade internacional respondia com uma grande ofensiva militar. O conflito durou pouco, mas alterou a região drasticamente, abrindo caminho para a radicalização religiosa.
Invasão e ocupação do território por forças da coalizão ocidental, deposição do governo do partido Baath e execução de Saddam Hussein. Surgimento de uma resistência armada e rebentamento de uma guerra civil no Iraque. Grande número de vítimas civis e grandes danos infraestruturais.
Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento, depois de ter sido considerado culpado e condenado por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial Iraquiano pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos na cidade de Dujail em 1982, em retaliação a uma tentativa de assassinato contra ele.
Como fundamentar justiça gratuita?
O que representa o canto da cigarra?
Quanto tempo dura o ciclo da Eudora?
Como funciona o cilindro de ar?
Qual a função da sociedade egípcia?
Como ganhar 1GB de internet grátis Oi?
Como o carrinho de mão funciona?
Como fazer um bico na internet?
Como se denomina um átomo que recebeu elétrons na camada de valência?
O que é hipertensão descreva a etiologia causas e tratamento?
O que define a identidade dos lugares?
Como se denomina as bactérias fermentadoras do leite?
Qual o nome que se dá à gêmeos diferentes?
Como faço para descobrir o número de elétrons?
Como entregar trabalho atrasado?
Como se denomina a câmara localizada na parte superior do coração?