Não ser agressivo O papel dos pais é compreender e auxiliar o filho com depressão. Sendo assim, não adianta querer forçar o jovem a praticar atividades ou se socializar de uma hora para outra (muito menos por obrigação). O melhor caminho é sempre o diálogo e a compreensão.
Ofereça ajuda: para as pessoas com depressão, tarefas simples e rotineiras podem ser extremamente cansativas. Pergunte se há algo que você pode fazer para ajudar. Podem ser coisas simples, como levar o cachorro para passear ou arrumar o quarto; Faça companhia: o homem é um ser social e sua saúde mental depende disso.
Para ajudá-los em casa, os pais podem:
Atenção para alterações no comportamento
Como saber se o seu filho está triste ou deprimido
“A própria instabilidade emocional dessa fase, como também o fato de ter de apresentar uma atitude mais adulta quando ainda está em desenvolvimento, muitas vezes, torna o adolescente mais susceptível à depressão”, diz.
A psicóloga Flávia Torres ressalta que a depressão pode ser causada no ambiente escolar porque é a maior fonte de envolvimento social de um adolescente. “Muitas vezes, (a depressão) não surge na adolescência apenas por causa da escola.
Sinais e sintomas da depressão em jovens
Como lidar com outra pessoa com depressão
Estes são sinais de alarme que nos indicam que é o momento de atuar. O primeiro passo para ajudar um filho com depressão, após observar a mudança de comportamento e os possíveis sintomas é, sem dúvida, intervir e prestar sua ajuda. Em primeiro lugar deverá falar com seu filho para saber o que está acontecendo, qual é a causa do seu mal-estar.
Uma vez que tenha conseguido que seu filho vá à terapia para superar sua depressão, deverá continuar oferecendo o seu apoio incondicional. Além disso, deverá controlar e assegurar de que cumpre todas as regras estipuladas e marcadas pelo psicoterapeuta, a fim de superar de forma eficaz a depressão.
Para curar a depressão na infância é necessário ter acompanhamento do pediatra, psicólogo, psiquiatra, familiares e professores e o tratamento deve durar pelo menos 6 meses para evitar recaídas. Normalmente, até os 9 anos o tratamento é feito apenas com sessões de psicoterapia com um psicólogo infantil.
Os sintomas da depressão infantil variam com a idade da criança e o seu diagnostico nunca é fácil, sendo necessária uma avaliação detalhada por um pedopsiquiatra. No entanto, alguns sinais que podem alertar os pais incluem:
Como transformar mensagem de texto para código binário?
Como lidar com um babaca no trabalho?
Onde ler sobre o mercado financeiro?
Como ligar o celular que não liga?
Como fazer a lanterna do iPhone piscar quando receber mensagem?
Como desenhar um esquema elétrico?
Como ligar para a polícia sem ser identificado?
Como tirar mancha de roupa suor?
Como funciona a prancha Titanium?
Como usar o removedor de manchas do Lightroom?
Quanto custa em média o cento do salgado?