Não é fácil perder alguém, mas lidar com todas as emoções envolvidas com essa perda, como culpa, raiva, mágoa e tristeza, é fundamental para superar essa fase”, diz. Amigos e familiares devem respeitar esse processo e não forçar a situação para que a pessoa “fique bem”. “É preciso viver o luto, sem cobranças.
Aprenda a aceitar a morte do ente querido. Muitas pessoas se sentem culpadas por seguirem em frente, como se estivessem traindo a memória do falecido, mas lembre-se de que ele não ia querer que você ficasse depressivo para sempre. Tocar a sua vida é honrar a memória de quem se foi. Lembre-se disso.
Por isso, preparamos quatro dicas que podem ajudar no recomeço diante do processo de luto.
Conforme a legislação vigente, independentemente do regime de bens adotado, e sem prejuízo da participação que lhe caiba na herança, ao cônjuge sobrevivente é assegurado o direito de permanecer residindo, até o seu falecimento, no imóvel que servia de moradia ao casal.
7 passos para aceitar a morte de uma pessoa amada
Como aceitar a morte?
Aceitar a morte significa valorizar a vida Cada um no seu ritmo e considerando seus próprios sentimentos e reações diante da adversidade. O ideal é ir aprendendo a viver bem, apesar da ausência de quem partiu. Ao conversar sobre este tema, também nos cuidamos e valorizamos a vida como nosso bem maior.
Aceite seus sentimentos Enfrentar a perda não é negá-la. É preciso aceitar os sentimentos, a frustração e o vazio que estão envolvidos. Se sentir tristeza, não tenha medo de chorar. Tente observar suas emoções e geri-las em vez de descontar suas frustrações nas pessoas ao seu redor.
De todos os desafios que vivi, superar a morte de um grande amor foi, de longe, a tarefa mais árdua, mais dolorida e mais amarga da minha vida mas, ao mesmo tempo, foi o que me ensinou que a vida é uma experiência muito especial para ser partilhada com as pessoas e com as escolhas que nos fazem bem e que nos levam para um lugar melhor.
Seja autêntico. Como a morte é um assunto muito delicado, é realmente complicado expressar os seus verdadeiros sentimentos para o seu amigo. Mas usar os diversos clichês já batidos que tentam facilitar a abordagem do tema não vai ajudar. O melhor é falar honestamente o que você está realmente sentindo.
A comunidade acredita que algumas mortes são mais dolorosas que outras. Por exemplo, a morte de criança são consideradas praticamente inaceitáveis. Junto a ela está a de adolescentes, jovens adultos, mães e conjugues. Elas costumam ser recebidas com dor exacerbada, e geram um sofrimento muito grande.
As mortes inesperadas, como as geradas por acidentes, também costumam desestruturar uma pessoa ou até mesmo uma família, pois a tristeza vem acompanhada de raiva, revoltas, questionamentos e fantasias de respostas que acalentem ou que justifique esta interrupção e intromissão nos projetos de vida. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Como são classificadas as cooperativas?
Qual é a idade que a gente cresce?
Quanto custa um rolo fechado de TNT?
Quem tem pressão baixa pode tomar água com limão?
Qual tipo de louça pode ir no microondas?
Como elogiar com palavras bonitas?
Qual a margem adequada para um currículo?
Qual o desodorante que não faz mal à saúde?
O que significa trama do tecido?
Quanto tempo antes devo fazer o check-in online?
Quais são os pilares de uma comunicação eficaz?
Qual é o significado de Talita Kume?
Qual câncer de mama mais perigoso?