Não é fácil perder alguém, mas lidar com todas as emoções envolvidas com essa perda, como culpa, raiva, mágoa e tristeza, é fundamental para superar essa fase”, diz. Amigos e familiares devem respeitar esse processo e não forçar a situação para que a pessoa “fique bem”. “É preciso viver o luto, sem cobranças.
Aprenda a aceitar a morte do ente querido. Muitas pessoas se sentem culpadas por seguirem em frente, como se estivessem traindo a memória do falecido, mas lembre-se de que ele não ia querer que você ficasse depressivo para sempre. Tocar a sua vida é honrar a memória de quem se foi. Lembre-se disso.
Por isso, preparamos quatro dicas que podem ajudar no recomeço diante do processo de luto.
Conforme a legislação vigente, independentemente do regime de bens adotado, e sem prejuízo da participação que lhe caiba na herança, ao cônjuge sobrevivente é assegurado o direito de permanecer residindo, até o seu falecimento, no imóvel que servia de moradia ao casal.
7 passos para aceitar a morte de uma pessoa amada
Como aceitar a morte?
Aceitar a morte significa valorizar a vida Cada um no seu ritmo e considerando seus próprios sentimentos e reações diante da adversidade. O ideal é ir aprendendo a viver bem, apesar da ausência de quem partiu. Ao conversar sobre este tema, também nos cuidamos e valorizamos a vida como nosso bem maior.
Aceite seus sentimentos Enfrentar a perda não é negá-la. É preciso aceitar os sentimentos, a frustração e o vazio que estão envolvidos. Se sentir tristeza, não tenha medo de chorar. Tente observar suas emoções e geri-las em vez de descontar suas frustrações nas pessoas ao seu redor.
De todos os desafios que vivi, superar a morte de um grande amor foi, de longe, a tarefa mais árdua, mais dolorida e mais amarga da minha vida mas, ao mesmo tempo, foi o que me ensinou que a vida é uma experiência muito especial para ser partilhada com as pessoas e com as escolhas que nos fazem bem e que nos levam para um lugar melhor.
Seja autêntico. Como a morte é um assunto muito delicado, é realmente complicado expressar os seus verdadeiros sentimentos para o seu amigo. Mas usar os diversos clichês já batidos que tentam facilitar a abordagem do tema não vai ajudar. O melhor é falar honestamente o que você está realmente sentindo.
A comunidade acredita que algumas mortes são mais dolorosas que outras. Por exemplo, a morte de criança são consideradas praticamente inaceitáveis. Junto a ela está a de adolescentes, jovens adultos, mães e conjugues. Elas costumam ser recebidas com dor exacerbada, e geram um sofrimento muito grande.
As mortes inesperadas, como as geradas por acidentes, também costumam desestruturar uma pessoa ou até mesmo uma família, pois a tristeza vem acompanhada de raiva, revoltas, questionamentos e fantasias de respostas que acalentem ou que justifique esta interrupção e intromissão nos projetos de vida. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Qual os benefícios da massagem com bambu?
Qual a melhor pedra para afastar inveja?
O que significa uma procuração particular?
Qual a importância do ciclo do oxigénio para os seres vivos?
Qual o tempo de incubação da COVID-19?
O que é medido com um multímetro?
Como comer saudável em viagens?
Tem que lavar o cabelo antes de pintar?
O que são os cargos comissionados?
Quais são os 10 tipos de advérbios?
Quais golpes não são permitidos no Jiu-jitsu?
Quando começou a Educação Especial no Brasil?
Como conectar o celular no Playstation 4?
Em que país não é permitido a eutanásia?
Qual é o melhor lugar para guardar dinheiro?