Separamos 5 dicas de como acalmar gato estressado ou nervoso.
Ouça em voz altaPausarAgressividade: O gato passa a ser agressivo com outros animais e também com os donos. Perda de apetite: O felino estressado tende a parar de comer e a ter uma perda de peso considerável.
Ouça em voz altaPausarEles ficam entediados muito facilmente e nesses momentos de tédio, podem usar nossas mãos para se distrair com umas “mordidinhas”. Se seu gato te morder, bata palma e fale “não” em um tom mais firme, e se imponha para ele. Firmeza não quer dizer gritar ou bater, o gato precisa de te respeitar e não ter medo de você!
Ouça em voz altaPausar· FALTA DE INTERAÇÃO COM OS HUMANOS OU INTERAÇÃO DESAPROPRIADA. Pouca interação com o seu animal, isto é, pouca atenção dada é outro indicador associado ao stress nos gatos. Naturalmente, uma interação desadequada, como estar constantemente a ralhar com o seu gato, também não beneficiará ninguém.
Ouça em voz altaPausarPara acalmar o gato com medo, use aquela voz tranquila e carinhosa que só você sabe fazer. Fale como se estivesse acalmando um bebê chorão, por exemplo “Shhhh, Bibi, tudo bem. Calminha, calminha.” Sente-se lentamente e fale devagar até que o bichano perceba que você não é uma ameaça.
Ouça em voz altaPausarA cama deve ficar em um lugar tranquilo, onde não tenha muito barulho ou circulação constante de pessoas. Evitar que durmam durante o dia: um jeito de fazê-los dormir durante a noite é não deixá-los dormir tantas horas durante o dia. Distraia-o com atividades durante o dia para fazê-lo gastar a energia acumulada.
Em umComo.com.br ensinamos você como tratar um gato estressado. A primeira coisa que você deve saber é como identificar um gato estressado e, mesmo que possa parecer mentira, existem certas manifestações muito comuns que nos orientarão sobre o estado de saúde do nosso gato e nos darão os sinais.
Marcação de território Um gato estressado sente que perdeu por completo o controle do seu meio e fará tudo o que for possível para o recuperar. Um sinal evidente de estresse em gatos é a marcação de paredes e móveis grandes (incluindo o sofá), mais ainda quando este comportamento não tinha ocorrido antes.
O outro bloco de manifestações físicas do gato estressado está mais associado a problemas de saúde: Diarreias frequentes. Tremores. Pupilas dilatadas. Cistite intersticial idiopática. Infecções recorrentes. Problemas de pele. Asma. O gato estressado também costuma apresentar um aspecto diferente ao de um gato saudável.
Isso porque, de acordo com a médica-veterinária Karina Mussolino, gerente técnica da Petz, os gatos possuem uma fisiologia única que os torna bastante suscetíveis ao problema. “Esses pets possuem grande dificuldade de adaptação a novidades, evoluindo rapidamente seus níveis de estresse”, ela explica.
O que fazer quando os pontos do siso inflama?
Como acabar com o cansaço da anemia?
Como tirar unhas coladas com tekbond?
Como saber se a charque ta estragada?
Como ter certeza de que quer cortar o cabelo?
Como por texto em uma imagem no Word?
Como saber se já tenho carteira de trabalho digital?
O que acontece quando a comida não faz digestão?
Como saber se estou em relacionamento sério?
O que é preciso para ser batizado?
É preciso atualizar a carteira de trabalho?
Qual o melhor tipo de semi joias?
Quais são os sintomas de espinhela caída?
Como saber se a bijuteria contém cádmio?
Quando a calopsita machuca a asa?
Como saber se a carne de porco está boa para consumo?