Ligue para o seu médico ao primeiro sinal de infecção, como por exemplo, se ocorrer:
Tecido amarelo indica a presença da liberação de fluidos resultantes da presença de bactérias. Geralmente, o nosso sistema de defesa consegue dar conta da presença de micro-organismos sozinho. Porém, quando eles proliferam no local da ferida, a coloração se torna amarelada.
As feridas infectadas deveriam ser tratadas sistematicamente usando a terapêutica antibiótica adequada. Os organismos patogénicos deveriam ser identificados o mais rapidamente possível após colheita de amostras para cultura e estudo de sensibilidade. Os antibióticos tópicos não têm lugar no tratamento de feridas.
O uso do gel de metronidazol geralmente reduz o odor da ferida em cerca de 3 dias. Alguns especialistas recomendam inclusive aplicar o gel sobre uma gaze juntamente com soro fisiológico e, então, aplicar sobre a lesão.
É muito comum, em feridas abertas, aparecer uma camada branco-amarelada que se chama fibrina. A fibrina até pode transmitir a ideia de infecção, mas na realidade ela é um processo natural de cicatrização.
Tecido de granulação (tecido viável): tecido úmido granulado vermelho ou rosa composto de vasos sanguíneos novos, tecido conjuntivo, fibroblastos e células inflamatórias (Figura 7). Preenche o leito de uma ferida aberta quando ela começa a cicatrizar.
A exsudação é uma etapa natural da cicatrização. Esse líquido expelido (exsudato) é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. O exsudato pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.
A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.
Embeba um pouco de gaze limpa nessa mistura e use-a para dar pequenos toquinhos bem no centro da ferida, com movimentos em círculo em volta dela. Remova as secreções, quando possível; se a gaze ficar muito suja, descarte-a e pegue outro quadradinho.
A primeira dica é uma misturinha milagrosa que fará a higienização do tecido, removendo as manchas amareladas. Misture em um recipiente com água: 3 (três) colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, deixe a peça de molho, por cerca de 6 (seis) horas. Enxágue bem.
Em outros casos, bactérias, óleos e proteínas presentes no suor e nas axilas podem deixar resíduos nas roupas, mesmo com a lavagem. Apesar de o suor ser incolor, quando ele se encontra com o detergente, ele pode formar manchas amarelas.
Preste atenção às instruções dele. Certas feridas são tratadas com antibióticos via oral. Aviso: nunca passe pomadas, cremes antibióticos ou vaselina em ferimentos com secreção, ao menos que o médico recomende. Esses produtos podem evitar o desaparecimento das secreções, piorando a infecção.
O que fazer com marido orgulhoso?
Como o nacionalismo se manifestava nas populações que viviam em estados recém unificados *?
Como o processo de industrialização foi favorecida pela política de cercamento?
Como mudar o idioma no jogo Candy Crush?
O que acontece se eu parar de comer carboidratos?
Como se aposentar por idade quem nunca contribuiu rural?
Como é o processo erosivo ajuda a formar o relevo?
Quando o T&D é aplicado pela empresa?
O que acontece com o bebê quando a mãe se estressa?
Quais os sintomas de artrite infecciosa?
Como um produto pode ser classificado?
Como a insuficiência renal pode afeta a excreção dos fármacos?
Porque o professor Lupin e lobisomem?
Como a percepção influencia o comportamento das pessoas nas organizações?