Coloque a água quente, a proporção é sempre de 1 para 2. Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água. Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver. Lembre-se de não ficar mexendo, assim evitamos danificar os grãos evitando que eles soltem amido e grudem.
Aquecendo arroz amanhecido: Se quer dar aquele gostinho de arroz fresco, coloque o arroz em um panela adicione um pouco de água, mexa e tampe a panela e deixe secar em fogo baixo.
A proporção de água para arroz é fundamental para que a receita dê certo: se tiver muita água, o grão cozinha demais e fica empapado; se colocar pouca água, ele não cozinha adequadamente e corre muito mais risco de queimar. Por isso, atenção: duas partes de água para uma de arroz!
Como já dissemos acima, você não deve refogar o arroz integral. No entanto isso não quer dizer que você não deva temperá-lo. Em uma panela refogue o alho e a cebola e em seguida adicione água, sal e por último o arroz. Fazendo dessa forma o seu arroz ficará gostoso sem ficar duro.
De acordo com informações do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido, o arroz que não passou por um processo de cozimento apresenta esporos da Bacillus cereus, uma bactéria que pode resultar no desenvolvimento de uma intoxicação alimentar.
Adicione a água já quente sempre a dobrar face à quantidade do arroz. Por exemplo: Dois copos de água para um copo de arroz.
Pegue uma peneira de média a grande, coloque seu arroz dentro e lave bem com água mineral fria, balançando para que o arroz solte. Isso porque a água mineral retira o amido que dá a consistência empapada e o movimento da peneira solta os grãos que estiverem grudados.
Fica duro por causa da forma de preparar. Ele pode ser cozido na panela de arroz elétrica, sem problemas, seguindo a medida. A primeira dica é deixá-lo de molho.
Caso o seu arroz tenha ficado empapado, molenga ou grudado, não se preocupe: ele ainda tem salvação. Experimente evaporar a água ou secar o arroz para consertá-lo. E, se isso não funcionar, guarde-o para outra receita ou transforme-o em algo diferente. Infelizmente, há casos que não têm jeito, e o arroz precisa ser refeito do zero.
Após escorrê-lo, lave-o em água corrente fria dentro da peneira ou do escorredor e vá separando os grãos com os dedos com bastante cuidado. Asse o arroz no forno por cinco minutos para eliminar o excesso de água. Caso o arroz ainda esteja aguado ou empapado, você pode levá-lo ao forno para tirar a umidade.
O arroz cozido pode ficar entre quatro e seis dias na geladeira e até seis meses no freezer. Faça arroz frito. Aqueça uma frigideira com óleo e doure o alho, as cebolas e o gengibre até eles ficarem translúcidos. Em seguida, adicione legumes como cenouras e ervilhas. Caso queira, acrescente, também, uma colher de shoyu.
Isso vai evitar que o arroz fique grudado e empapado. Caso esteja usando uma panela, jogue fora a água e encha-a mais uma vez. Lave o arroz duas ou três vezes antes de levá-lo ao fogo. Já se estiver usando uma peneira ou um escorredor, sacuda ou mexa levemente o arroz para ajudar a água a escorrer.
Como diluir o fermento biológico seco?
Qual diferença entre MEI e Eireli?
Qual a Importância da escrituração para as empresas no Brasil?
O que acontece se tomar água da chuva?
Qual a porcentagem da energia nuclear no mundo?
O que é a unidade de medida um?
Qual ator foi demitido da Marvel?
Como recuperar vídeos excluídos permanentemente do celular?
Por que é importante ter um blog?
Qual adjetivo da palavra lindo?
Qual a diferença entre quitosana e orlistat?
O que é a materialidade em auditoria?
Como evitar a entrada de ar na tubulação?
Quais foram os dois acontecimentos importantes do ano de 1917 na Primeira guerra?
Quem era a viúva que Eliseu aumentou o azeite?