Caso seja necessário fracionar o produto, acondicione em recipientes adequados, rotulados com todas as informações relevantes a respeito do produto. Tenha cuidado com a fiscalização. Não se esqueça do uso adequado dos equipamentos de proteção individual.
Principais cuidados com produtos químicos de limpeza
O fracionamento de produtos químicos nas indústrias é algo comum. Os produtos químicos são comprados em tambores e então fracionados em frascos menores e encaminhados aos diferentes setores da empresa. Estes frascos devem ser rotulados de acordo com a Norma Regulamentadora 26 – Sinalização de Segurança.
Cada cor indica um risco diferente:
Dentre as principais recomendações da NR-32, deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde. ... É vedado o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos.
Manipulação – ato ou efeito de manipular. Preparação ou operação manual com inflamáveis, com finalidade de misturar ou fracionar os produtos. Considera-se que há manipulação de produtos químicos quando ocorre o contato direto do produto com o ambiente.
- Não armazenar produtos químicos em prateleiras elevadas; garrafas grandes devem ser colocadas no máximo a 60 cm do piso. - Não armazenar produtos químicos dentro da capela, nem no chão do laboratório.
-Armazene os produtos em recipientes bem fechados e em local fresco e seco; -Para ter acesso aos produtos e necessário ter recebido orientações sobre os mesmos; -Se houver vazamento de produto no local, limpe imediatamente; -Feche as embalagens após o uso.
32.3.2 Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.
Os riscos mais comuns que devem ser indicados no rótulo de produtos e no transporte, segundo a NBR 7500:
Os produtos químicos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão ou explosão ou então produzindo uma substância tóxica.
E com NR 26 e o Decreto federal 2.657/98, todos os produtos químicos devem ser classificados, rotulados e providos de Ficha com Dados de Segurança de Produto Químico ( FISPQ ). Ademais, deverá ser observada a NBR 14725 parte 3, de acordo com o GHS, para a rotulagem desses produtos. f) Informações suplementares.
Quando houver a manipulação ou fracionamento do produto químico, o recipiente deve ser identificado por etiqueta legível com: nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase (envasilhamento), data de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.
E a primeira dica é organizá-los de acordo com a família dos produtos, respeitando suas compatibilidades. Outros critérios adicionais podem ser adotados, desde que a compatibilidade seja o principal. Mas como entender os tipos de produtos químicos e categorizá-los como compatíveis e incompatíveis para o local correto de armazenamento?
Como deixar uma aba sempre em primeiro plano?
Como aprender a ler cifra de violão?
O que fazer para se aproximar da sogra?
Quando surgiu o Hotmail no Brasil?
Como fazer ele ficar a fim de mim?
Como surgiu o Teatro de Arena?
Como manter o nível de glicose?
O que foi e quando surgiu o Iluminismo?
Como surgiu a árvore de Natal e o Papai Noel?
Como surgiu o Lean Seis Sigma?
Quem criou o sistema Lean Manufacturing?
Onde surgiu o jardim de inverno?
Quando foi criado o Teatro do Oprimido?
Quantos são os elementos da tabela periódica?