Felinos possuem uma terceira pálpebra escondida e só aparece quando é preciso proteger os olhos de alguma irritação ou ferimento. “Essa pálpebra é visível, então, quando aparecer no seu gato, algo estará errado e será necessário levá-lo ao veterinário.
Dentre as afecções mais comuns da terceira pálpebra em felinos, destaca-se a sua protrusão. A profusão da terceira pálpebra em felinos pode ser um reflexo da enoftalmia, afecções da órbita, sedação, debilidade geral, efeito mecânico de adesões conjuntivais, disautonomia felina, síndrome de Horner e síndrome de Haw.
A condição é autolimitante, sendo o tratamento indicado apenas quando a protrusão implica em déficit visual. A medicação de escolha é a epinefrina 1% ou 2% para a manutenção da membrana em sua posição normal [4,7,12].
A protrusão de terceira pálpebra é vista frequentemente associada à síndrome de Horner, que ocorre devido a distúrbios da inervação simpática para o globo ocular e seus anexos. Também ocorre em inflamações oculares ou doenças sistêmicas como o tétano por exemplo.
O tratamento é cirúrgico, sendo a técnica cirúrgica mais usada o reposicionamento ou sepultamento da glândula por meio da conjuntiva da terceira pálpebra (Filho, 2004; Stanley, 2007).
TÉCNICA DE BLOGG: nessa técnica é feito um corte na terceira pálpebra para expor a estrutura. Logo após, é posicionado o mais profundo possível na base dos tecidos presentes próximos ao globo ocular. O correto local da glândula é observado quando há o retorno para a sua posição anatômica.
A Síndrome de Horner é uma alteração que decorre de uma interrupção na inervação simpática para o globo ocular, esta alteração não é necessariamente uma doença, mas uma manifestação que pode ser secundária a outras enfermidades1,2,3. É uma disfunção neurológica que pode expressar diversos sinais clínicos3.
Se o gato tiver uma lesão nos olhos, a terceira pálpebra do olho afetado deve cobrir uma área maior da córnea do que no olho que não estiver lesionado. Localize uma massa oval cor-de-rosa no olho do gato. A terceira pálpebra tem a sua própria glândula lacrimal, que age em conjunto com a pálpebra superior e a inferior para manter a córnea hidratada.
É fácil passar despercebido, mas os gatos tem sim três pálpebras! Como nós, eles têm uma superior e uma inferior, porém no cantinho interno do olho está a terceira: uma membrana branca que você pode ter visto de relance quando o gato estava muito relaxado ou logo depois de ele acordar de um bom sono.
Ao perceber que o seu gato tem um prolapso da terceira pálpebra, leve-o ao veterinário para fazer um tratamento. Procure o veterinário e siga as orientações de tratamento. Algumas vezes, o prolapso da terceira pálpebra fica bom por conta própria.
Se o gato tiver alguma lesão no olho, leve-o imediatamente ao veterinário. Como o prolapso da terceira pálpebra pode deixar o olho do gato com aspecto avermelhado e irritado, é recomendável começar o tratamento o quanto antes. Siga todas as recomendações de tratamento com cuidado.
Como solicitar baixa de multa Renainf?
Como os personagens tentaram se comunicar com o comandante do submarino Por quê?
Como conseguir YouTube Music premium grátis?
O que acontece com o carboidrato no interior das plantas?
Como construir um brand equity?
Como solicitar o envio do boleto da MasterCard?
O que acontece com o bebê quando a mãe vomita?
Como conseguir Netflix de graça 2021?
Como consultar RAIS no eSocial?
Como assistir Gloob Play grátis?
Como conseguir uma conta na Netflix?
Como são feitos os rituais do Budismo?
Como saber se cão está com fome?