Os seres fotossintetizantes, como as plantas, capturam CO2 e H2O e transformam em glicose, um carboidrato que fornecerá energia para este ser. ... A partir deste carboidrato, o carbono estará disponível nas células vegetais para a construção de outras moléculas orgânicas, como proteínas e lipídios.
Os carboidratos apresentam como principal função a função energética. Entretanto, os carboidratos possuem funções que vão além de garantir a energia para as células, estando eles relacionados também com a estrutura dos ácidos nucleicos e funções estruturais, por exemplo.
O corpo armazena carboidratos em três lugares: no fígado, nos músculos (glicogênio) e no sangue (glicose). Essas reservas evitam que nossos músculos sejam consumidos para a produção de energia em ocasiões de dieta de emagrecimento ou de estado de fome.
As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc.
Os carboidratos são sintetizados nas plantas verdes, graças à fotossíntese, em que há conversão do dióxido de carbono (CO2) e água em glicídeos, com energia fornecida pela luz. A energia armazenada na molécula de glicose durante a fotossíntese é liberada na degradação (catabolismo) da glicose, produzindo-se água e CO2.
Os carboidratos podem ser classificados considerando o seu grau de polimerização (monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos) ou a sua digestibilidade (digeríveis, parcialmente digeríveis ou indigeríveis).
Os carboidratos são nutrientes que representam importante fonte de energia para nosso organismo. Desempenham diversas funções em nosso organismo, entre elas, a nutrição das células do sistema nervoso central.
Exemplos de carboidratos. A seguir, falaremos a respeito de alguns importantes carboidratos. Glicose: é um carboidrato simples e também o monossacarídeo mais comum. A glicose é fundamental para a realização do processo de respiração celular, em que a energia será produzida para a célula.
Função estrutural: Alguns carboidratos destacam-se por seu carácter estrutural. Esse é o caso da celulose, que é o principal componente da parede celular dos vegetais, e a quitina, um carboidrato encontrado no exoesqueleto de artrópodes;
A partir deste carboidrato, o carbono estará disponível nas células vegetais para a construção de outras moléculas orgânicas, como proteínas e lipídios. Toneladas deles são construídos diariamente através da fotossíntese.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, os carboidratos simples são formados por açúcares simples ou por um par deles, enquanto os complexos são formados por cadeias mais complexas ...
Como se faz o processo de aprendizagem da autonomia?
O que trabalha a expressão corporal?
Como o Direito das Coisas pode ser classificado?
O que são benfeitorias e como se classificam?
Quais são os 4 tipos de tecidos do corpo humano?
Como faço para desidratar cebola?
Como os analgésicos são classificados de três exemplos para cada classificação?
Como se classificam os crimes quanto à conduta punível se um fazer ou um não fazer )? Exemplifique?
Como funciona o sistema elétrico do coração?
Quais as modalidades da conduta punível?
Como funciona o sistema hidráulico de um trator?
Como alguns cientistas classificam o manguezal?
O que é uma educação vertical?
Como se classificam os agregados segundo a NBR 9935 77 r?
Qual é a função do sistema nervoso central?
O que são acoplamentos flexíveis?