Quando a vaca já está com retenção de placenta, uma das recomendações é cortar os restos placentários e fazer uma higienização local. Além disso, deve-se tentar combater uma proliferação bacteriana, sendo indicado uma antibioticoterapia sistêmica.
Em partos sem problemas, a placenta é expelida naturalmente pelo útero da vaca até 12 horas após o nascimento do bezerro. É importante que, assim que o produtor identificar o trabalho de parto, deixar a vaca num local reservado, uma espécie de pasto-maternidade.
A retenção de placenta é uma enfermidade caracterizada por uma falha do mecanismo de separação das estruturas que fixam a placenta ao útero da vaca (placentoma). É considerado retenção apenas quando a placenta demorar mais de 12 horas pós-parto para ser eliminada.
Se permanecerem alguns restos de feto ou placenta dentro do útero chamamos de abortamento incompleto. Neste caso a paciente poderá necessitar de um esvaziamento uterino sob anestesia (ex. curetagem).
Ela cumpre três funções específicas: proteção do feto, transporte de nutrientes e síntese de hormônios. Acredita-se que comer placenta após o parto serve para recuperar proteínas, ferro e outros elementos essenciais para a lactação, assim como vitaminas e hormônios.
O período de transição da vaca leiteira é entre 21 dias antes do parto e 21 dias após o procedimento. Essa fase é considerada um momento crítico, pois o animal fica mais suscetível a infecções, se comparado com outras. Porém, o tempo ideal é entre 60 dias antes do parto e 30 dias após o parto.
Como prevenir e controlar a retenção de placenta? A melhor forma de controle é a prevenção. Isso pode ser feito através da implantação de programas nutricionais e de saúde, além do manejo das vacas em transição, buscando melhorar a competência imunológica da vaca e evitar o estresse.
A retenção de placenta, porém, é uma falha comum no momento do parto. Acontece com taxas que vão de 3% a 12% dos casos. A Placentina pode ser usada para provocar contrações do útero durante o parto, para expulsão do feto ou da placenta. Também ajuda na expulsão de secreções patológicas contidas no útero entre outros casos.
Assim, a opção é tratar a vaca, conforme descrito acima. Para a placenta ser expulsa, a única forma é ela terminar o processo de necrose e degeneração para de depois ocorra a expulsão. Os estudos mostram que o tratamento da retenção de placenta em si, seja sistêmico, seja intrauterino ou remoção de placenta não traz resultados satisfatórios.
É importante entender como é a placenta bovina e como ela é normalmente expelida para compreender a principal causa da retenção. A placenta bovina possui tanto o endométrio uterino preservado como a parte fetal também íntegra. A ligação entre esses dois tecidos é bastante forte.
O que são diretrizes de empresa?
Quanto custa para manter um jogo na Play Store?
O que é bom para curar a gripe rápido?
Quem precisa fazer prova de vida INSS 2022?
Como acabar com um buraco no queixo?
Quais são os ensaios mecânicos?
Onde instalar o aquecedor a gás?
É necessário comprovante de vacina para viajar de avião?
Quantas cobras precisa para produção de uma grama de veneno?
Qual é a maior rodoviária da América Latina?
Quem pode fazer intermediação financeira?
Como dar baixa no gravame pela internet?
Quais as 9 frequências de Solfeggio?
Como calcular probabilidade da intersecção de dois eventos?
Quais os tipos de mercado que existem?
O que pode e deve fazer o mediador de conflitos?
Como chegar em Corumbau de São Paulo?