Por lei, todos os radares (fixos, estáticos e portáteis) no Brasil possuem uma tolerância sobre a velocidade medida. Fazer o cálculo é fácil: até 100 km/h, essa tolerância é de 7 km/h. Acima disso, ela passa a ser de 7%. Então, em um radar de 60 km/h, quem passar a até 67 km/h não tomará multa.
No Portal de Serviços do Inmetro nos estados , informe:
Os radares de velocidade que mais multam são o do tipo fixo, que não precisam de nenhum agente operando para fazer o registro da infração. Desse modo, quase todos os motoristas que passam acima do limite por um aparelho em funcionamento são multados – afinal, o aproveitamento das imagens é grande (a seguir, você entenderá como o radar funciona).
Com isso, se ficar constatado que a multa por radar foi flagrada por um equipamento sem os devidos estudos apresentados dentro do prazo, deverá ser cancelada. Outro ponto importante a se levar em consideração nas irregularidades das multas por radar é a sinalização correta.
Entretanto, algumas infrações detectadas pelo radar estão em condição irregular e podem ser canceladas mediante recurso. Assim como os condutores devem possuir habilitação para dirigir e os carros em circulação necessitam estar devidamente regularizados, os radares também são alvos de uma série de exigências técnicas.
Primeiramente, todos os radares devem ser aprovados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Além disso, o equipamento deve ser submetido à análise com periodicidade máxima de 12 meses para que apresente precisão e confiabilidade.
Como escrever a data de nascimento com algarismo?
Quando se apresentar no exército 2021?
Qual nome mais bonito Feminino 2021?
Quanto tempo de vida tem uma pessoa que faz hemodiálise?
Qual a origem do termo exclusão social?
Qual a diferença entre Conta Poupança e Conta Caixa Fácil?
Quantos elementos existem no mundo?
Qual a melhor e mais completa versão do Linux?
Qual o pior bairro de Nova York?
Qual a diferença entre gratificações e prêmios?
Como funciona o primeiro dia do Enem?
Quais são os tipos de nódulos mamários?