O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.
A fobia social (CID F40.1) consiste em evitar essas interações sociais ao máximo. São pessoas que ficam apavoradas com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento social, pessoas que, de tanto medo que sentem, muitas vezes chegam ao ponto de evitar todo e qualquer tipo de contato social.
Apesar de não ser considerada uma emergência médica, a fobia social – ou ainda qualquer doença que possa apresentar sintomas similares – necessita de tratamento. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
Ao contrário de outras condições de saúde, acredita-se que a fobia social esteja mais relacionada a causas externas do que a causas genéticas. Por isso, é possível afirmar que o transtorno de ansiedade social pode ser um comportamento aprendido ao longo da vida.
Existem diversas formas de psicoterapia, sendo a mais estudada e com melhores resultados para a fobia social a Psicoterapia Cognitiva Comportamental. É um tipo de tratamento que costuma surtir muito efeito na qualidade de vida das pessoas com fobia social, diminuindo seus sintomas.
Quanto custa para registrar um canil na CBKC?
Quando a placenta não sai no parto?
Como saber o número do meu IBAN?
O que significa a Linha Azul do Word?
Porque a palavra enchente é com ch?
Como se escreve em memória ou in memoriam?
É possível resgatar o dinheiro de seguro de vida?
Como se escreve a expressão in loco?
Como cortar a raiz de um coqueiro?
Como se tirar prova real da subtração?
Porque a criança deve dormir no seu quarto?