São medidas adequadas no atendimento inicial de paciente com extravasamento de contraste:
O risco para ocorrência de extravasamento de contraste iodado foi atribuído principalmente aos FRi Tratamento quimioterápico atual ou prévio e Cirurgia de ressecção linfática no membro a ser puncionado.
O EXTRAVASAMENTO DE CONTRASTE IODADO É CONSIDERADO EVENTO ADVERSO LOCAL À ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA DA SUBSTÂNCIA.
Por quanto tempo o contraste permanece no organismo? Após a ressonância magnética, a substância chega ao sistema urinário, sendo eliminada em até 24 horas. O contraste à base de gadolínio é expelido pela urina do paciente.
Para os demais quimioterápicos: no local onde ocorreu o extravasamento do quimioterápico deverá ser aplicada compressa com água fria, por 15 minutos, de 3 a 4vezes ao dia, durante 48 horas subseqüentes ao evento ocorrido avaliando resposta do paciente.
O extravasamento é definido como uma administração inadvertida de fluido vesicante para o tecido circundante saudável em vez do vaso pretendido e pode atingir as estruturas adjacentes como tecidos subcutâneo, nervoso e muscular 2.
Outros potenciais fatores de risco para reações imediatas mais graves incluem: doenças alérgicas (especialmente asma mal controlada), mastocitose, cardiopatias e/ou doenças metabólicas, tratamento com beta-bloqueador, doenças autoimunes, e infecções virais1,4.
O extravasamento de quimioterapia antine- oplásica é definido como o escape de drogas quimioterápicas do vaso sanguíneo para os tecidos circunjacentes e seus efeitos tóxicos locais variam po- dendo causar dor, necrose tissular ou descamação do tecido3.
O bário é um meio de contraste positivo, enquanto o ar é negativo. Classificando as substâncias por composição química, existem os contrastes iodados, que contém iodo em sua composição, e os não iodados. Bário e gadolínio são os principais exemplos de meios de contraste não iodados.
1. Meios de contraste : efeitos adversos. 2. Extravasamento de materiais terapêuticos e diagnósticos : enfermagem. 3. Tomografia computadorizada espiral. 4. Monitoramento de medicamentos. 5. Humano. I. Dall’Agnol, Clarice Maria. II. Título. NLM –QV 38 BEATRIZ CAVALCANTI JUCHEM CONTRASTE IODADO EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
O extravasamento consiste na infusão de quimioterápicos para fora do vaso sanguíneo. Apresentam os seguintes sinais e sintomas: dor local, edema, calor, diminuição ou parada do gotejamento. 08
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de incidência de extravasamento do meio de contraste iodado (MCI) no local de injeção intravenosa em pacientes oncológicos submetidos a tomografia computadorizada (TC).
APRESENTAÇÃO Este manual é destinado à equipe multiprofissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e contém informações explicativas sobre o extravasamento de quimioterápicos. Foi elaborado para servir de apoio à equipe e orientar quanto as principais condutas de atendimento ao paciente vítima de extravasamento.
Como o Estado exerce seu poder de força?
Quais as características do gestor de alta performance?
Quais são as lesões mais graves no esporte?
Qual a diferença do evento S-1200 e 1210?
O que é tratados internacionais sobre direitos humanos?
Quais os desafios da enfermagem nos dias atuais?
Quais são as espécies de prova?
Qual a primeira igreja fundada por Paulo?
Quais exercícios atrapalha o crescimento?
Quem pode exercer a autotutela da posse?
Como criar texto distorcido no Illustrator?
Como rodar um Diagnóstico de memória?
Qual é o tipo de corrimento normal?
Quantas Constituição o Brasil já teve?