A conexão entre mudanças climáticas e recursos hídricos Isso significa que a evaporação aumenta, alterando a umidade do solo, o escoamento, o regime de chuvas e, consequentemente, a disponibilidade de água para o consumo humano.
A água sofre mudanças em seu estado físico constantemente e circula entre os seres vivos, rios, mares, lagos, solo e atmosfera. Chamamos esse processo de ciclo da água ou ciclo hidrológico.
no início — líquido: a água está presente na transpiração dos seres vivos, além dos rios, lagos, oceanos etc. no meio — gasoso: essa água evapora e se acumula, para depois se condensar nas nuvens; no final — líquido: acontece a precipitação da água que volta para Terra em forma de chuva, reiniciando o ciclo.
Mudança do estado sólido para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido. No caso da água, o ponto de fusão é de 0ºC.
O ciclo da água está diretamente ligado ao clima. Assim, mudanças no clima que alterem o regime de chuvas podem provocar o aumento da ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como inundações e longos períodos de seca.
A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, ... a transformação do estado gasoso da água para seu estado líquido, ...
A primeira etapa do ciclo da água é a evaporação. Nela, a água muda do estado líquido para o gasoso. A água da hidrosfera, sendo os oceanos a principal fonte, passa para a atmosfera ao absorver energia térmica proveniente do sol e mudar para o estado gasoso, sendo a principal fonte de umidade na atmosfera.
O aumento da temperatura causado pelo aquecimento global pode ter consequências drásticas, pois, diferentemente dos eventos sazonais, não há retorno à temperatura adequada. Como vimos anteriormente, o aumento da temperatura expulsa as zooxantelas do tecido dos corais, acabando com a relação mutualística existente entre eles.
A mudança climática, por sua vez, tem agravado o problema: o aumento da temperatura da água é outro fator que contribui para a redução dos níveis de oxigênio. De acordo com o estudo, cerca de 700 pontos nos oceanos vêm sofrendo com a redução da concentração de oxigênio. Na década de 1960, esse número não passava de 45.
Como interpretar diagrama de fases?
Quais os materiais para fazer um telhado embutido?
Como funciona o medidor de pressão Multilaser?
Qual o caminho para construir uma cultura de paz?
Como identificar um produto pelo código de barras?
Como promover a aprendizagem ativa?
Como promover aprendizagem ativa durante a quarentena?
Como faço para bloquear instalação de programas?
Como programar a placa Facility?
Como fazer a leitura do Evangelho no lar?
Quem deve promover a citação do réu?
Como requerer a penhora de um veículo?
Como fazer uma conscientização ambiental?
Como desligar o timer do ar-condicionado Midea?
Como mostrar que você não gosta dele?
Como criar uma imagem ISO com o Daemon Tools?