Investir no uso de estratégias como roteiros de ensino e aplicar presencialmente métodos usados para engajar os alunos durante quarentena são algumas estratégias apontadas por especialistas
Reconhecer um acerto ajuda a construir a autoestima e a autoconfiança, o que, por sua vez, ajudam a motivar os alunos para a próxima tarefa. Quando possível, faça que trabalhos bem-executados de alunos sejam compartilhados com o resto da turma. Certifique-se de fazer isso com alunos diferentes, não sempre os mesmos.
Práticas ativas na EAD E a pandemia causada pela Covid-19 impulsionou o uso de metodologias ativas no ensino a distância. Nesse cenário, elas são utilizadas para superar a mera transposição das aulas expositivas para o ambiente virtual e, assim, manter o engajamento dos estudantes nas atividades.
Para aplicar as metodologias ativas no ensino remoto, é necessária a utilização de tecnologia educacional e recursos digitais, como materiais virtuais, videoaulas, realidade aumentada, portais com conteúdos escolares, aplicativos e multimídias em geral.
Por meio de aplicativos integrados com tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada, os alunos podem se engajar em práticas para a construção do conhecimento na área da saúde, como a realização de intervenções cirúrgicas por meio de óculos de realidade virtual.
Realize trabalhos em grupo e incentive a colaboração A interação com os outros indivíduos é um princípio básico da aprendizagem social. Levando isso em consideração, é altamente indicado realizar trabalhos em grupo na sala de aula e incentivar a colaboração dos alunos para que troquem ideias e experiências.
Com base nas estratégias apresentadas durante o curso “Aprendizagem Ativa”, da Camino Education, confira algumas dicas de outras atividades para promover a aprendizagem ativa durante a quarentena: Estimule que os alunos respondam perguntas ou façam uma atividade de reflexão ao término de cada aula.
Assim como já acontece no presencial, a aprendizagem ativa pode ser o caminho para envolver crianças e adolescentes em uma experiência significativa. A ciência da aprendizagem já demonstrou por meio de estudos que o engajamento é fundamental para a retenção de conhecimento, seja no ambiente presencial ou virtual.
Diferente de uma aula expositiva, a aprendizagem ativa é uma metodologia que envolve o estudante no processo de construção do conhecimento. “Ela contextualiza e considera tudo o que o estudante traz”, aponta a educadora Leticia Lyle, sócia fundadora da Camino Education.
Como saber se o roaming internacional está ativo?
Como fazer para acrescentar um segundo nome?
Quanto tempo de afastamento gera estabilidade?
O que diz a habilidade EF67LP01?
Quando a tensão mínima está alta?
Qual o valor limite para compra sem licitação?
Como falar com alguém reservado?
O que as pessoas com depressão sempre falam?
Como saber se o óculos e de descanso?
Como saber se há dívida no CPF?
O que colocar na situação tributária MEI?
Quem assina contrato na Administração Pública?
Qual site é confiável para comprar?
Quanto tempo dura uma consultoria?
Pode deixar a mamadeira na geladeira?