Reaproveitando as lâmpadas queimadas na decoração
Com tecnologias de reciclagem é possível reaproveitar os componentes das lâmpadas LED e entre os métodos de aproveitamento estão: processo de separação centrífuga: indicado para todas as LED´s, exceto aquelas em formato de bastonete. A centrífuga separa as lâmpadas em vidro e metal ou plástico.
Outra opção são os postos de coleta seletiva que existem em lojas (geralmente as de materiais de construção) que vendem as lâmpadas. Estas empresas ficam responsáveis pelo recolhimento, pela descontaminação e pelo encaminhamento das lâmpadas para reciclagem.
Quando for feito o descarte das lâmpadas de LED usadas é muito importante não joga-las junto com o resíduo reciclável de vidro, nem mesmo junto ao lixo comum. A forma correta é destina-las para reaproveitamento de seus itens recicláveis.
Use fitas adesivas e papel toalha umedecido para limpar os últimos resíduos que podem passar despercebidos. Se a lâmpada fluorescente quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, o material não deve mais ser usado, mesmo depois de limpo!
Quando as lâmpadas da sua casa queimarem, não as jogue no lixo reciclável, menos ainda no lixo comum. Embale-as em papel ou caixa de papelão, evite os sacos plásticos, pois elas correm o risco de quebrar no caminho.
Lâmpadas LED As lâmpadas de LED são feitas com uma variedade de materiais, que inclui vidro ou plástico para habitação, cerâmica ou alumínio. Ela possui vida útil longa com 98% dos componentes podendo ser recicláveis, reduzindo o desperdício de energia.
As lâmpadas fluorescentes podem ser recicladas por meio de um sistema a vácuo associado a altas temperaturas, o que permite a separação do mercúrio e dos outros elementos que compõem a lâmpada — como cobre, vidro e alumínio. Dessa forma, é possível reciclar esses materiais separadamente.
É possível descartar lâmpadas fluorescentes nas unidades da Leroy Merlin (a rede aceita um limite de dez lâmpadas por família) e em lojas da rede de supermercados Zaffari. Também é possível achar pontos de descarte com o site eCycle, que apresenta resultados baseado na localização da pessoa.
As extremidades das lâmpadas são removidas, e os componentes de metal e de vidro são recuperados. Estes são triturados e separados através do uso de um selecionador de metais. Este método permite reciclar qualquer tipo de lâmpada. Este método também é indicado para todos os tipos de lâmpadas, desde lâmpadas quebradas até mesmo resíduos de produção.
As lâmpadas são objetos tão comuns em nosso cotidiano que, muitas vezes, nem prestamos muita atenção nelas. Porém, quando uma delas queima ou quebra (o que é bem perigoso e explicaremos mais adiante), talvez você não se lembre de descartá-la corretamente.
Sabemos do grande benefício das lâmpadas de LED, como o fato de possuírem uma durabilidade maior, com uma vida útil maior que as lâmpadas fluorescentes. Estas duram apenas 6000 horas. Ainda acreditamos que as lâmpadas fluorescentes são a melhor escolha, ainda mais pelo custo que é mais em conta que a de LED.
Por isso, a reciclagem de lâmpadas é um assunto tão importante e que deveria ser mais divulgado.
O que é competencia transversal?
O que se entende por epidemiologia?
Como por leds no teclado do lenovo?
Como calcular a área de um retângulo em metros quadrados?
Quais defeitos citar em uma entrevista?
Quanto tempo demora um teste de gravidez?
O que os romanos faziam com a arte grega?
Quando vai abrir o Consulado Americano 2021?
Quais são os elementos básicos de um circuito elétrico?
Quanto tempo dura uma aula em Hogwarts?
Como se chama o dançarino popping?
Quais são os 5 princípios da bioética?
Quais são os principais impactos das indústrias no meio ambiente?
Qual é o objetivo do plano de carreira?