O que faz um curador especial?

Pergunta de Verónica Lara de Ramos em 31-05-2022
(10 votos)

Curador especial - Novo CPC (Lei nº 13.105/15) No processo penal, curador especial é o advogado nomeado judicialmente para defender os interesses da parte caso esta não possua defensor nem tenha condições de constituí-lo. Dá-se tal conduta em respeito aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.

O que faz o curador especial no processo?

A lei processual brasileira, buscando garantir os princípios da isonomia e do devido processo legal, dispõe da figura do curador especial para tutelar os interesses da pessoa, impossibilitando a prolação de sentença sem sua participação na lide com o devido espaço de ampla defesa e contraditório.


O que é o curador especial?

A Curadoria Especial é um instituto que tem por objetivo resguardar os interesses jurídicos daqueles que estão em situação especial de vulnerabilidade no processo, proporcionando-lhes uma proteção especial para que seus direitos possam ser defendidos em juízo.

Qual a diferença entre o curador especial e o advogado nomeado?

Não. Curador especial é a pessoa que deve zelar pelos interesses dos incapazes, sendo nomeado pelo juiz nas seguintes hipóteses, previstas no artigo 72, do Código de Processo Civil.

Qual a diferença entre curador e curador especial?

Importante ressaltar que o curador especial não decorre da curatela. Nesta nomeia-se alguém para cuidar de uma pessoa e gerir seus bens em todos os atos. Trata-se de um múnus público que se impõe a alguém para cuidar de um incapaz (absoluta ou relativamente) em razão de causa psicológica.

CPC COMENTADO - Art. 72 - Curador especial


15 curiosidades que você vai gostar

Quando é necessário a nomeação de curadoria especial?

Nomeação do curador especial e suas razões

O juiz dará curador especial: I – ao incapaz, se não tiver representante legal, ou se os interesses deste colidirem com os daquele; II – ao réu preso, bem como ao revel citado por edital ou com hora certa.

Quem paga o salário do curador?

A remuneração do curador, mesmo que ele seja herdeiro universal dos bens do tutelado, deve ser fixada por juízo competente, não sendo lícito que ele mesmo defina quanto vai receber e retenha essa quantia.

Quem deve ser nomeado curador?

Nos termos da lei, o cônjuge ou companheiro será preferencialmente o curador do outro, desde que não estejam separados judicialmente ou de fato. Se não houver cônjuge ou companheiro, dá-se preferência ao pai ou mãe. E, na falta dos genitores, será nomeado curador o descendente mais apto e mais próximo ao curatelado.

Qual a natureza jurídica do curador especial?

Dito isso, entende-se que a natureza jurídica do curador especial é de representante processual,1 com as funções de suprir a incapacidade processual e de promover a defesa dos direitos do curatelado.



Outras questões

Como Morrem os besouros?

Como eram os camponeses?

Como os cachorros sentem o cheiro?

Como agiam os cangaceiros no sertão nordestino?

O que é padrão de luz?

Como ocorre o transporte de lipídios na corrente sanguínea?

O que preciso saber antes de ir para Marrocos?

Como se chama o professor em inglês?

Como atuam os analgésicos opioides?

Qual o destino dos aminoácidos no organismo?

Onde os três Reis Magos encontraram Jesus?

Como ir de Casablanca para Marrakech?

Como instalar plugins em Ableton Mac?

Como resetar Samsung J5 nenhum comando?

Como atualizar Meoflix flixter por pendrive?

O que fazer quando a TV Samsung não quer ligar?

Como resetar o SmartWatch F10?

Como ter muda de bananeira?

Como reiniciar Samsung A01 bloqueado?

Qual é o algarismo de 5?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com