Com o veneno liberado por suas cerdas ao ser tocada. São resistentes e fortes o suficiente para perfurar a pele humana e injetar veneno (em algumas espécies, a glândula que produz a toxina fica na base da cerda, em outras fica na ponta).
O Brasil é casa de espécie específica de taturana do gênero Lonomia obliqua, conhecida por ser muito perigosa. Sua proteção é bem mais elevada do que a das outras lagartas, sendo responsável por hematomas generalizados, urina escura e hemorragias graves em quem a toca.
Lave bem o local com água corrente. De modo geral, compressas de água fria e gelo ajudam a minimizar a dor. Não passe nenhum tipo de produto ou medicamento sobre a queimadura. Isso pode piorar o quadro.
Embora pareçam inofensivas, as lonomias, mais conhecidas como taturanas, provocam graves queimaduras e até mesmo a morte em animais e seres humanos. Conhecidas popularmente como “lagartas de fogo”, “mandruvás” ou “mondrovás”, elas se transformam, na fase adulta, em mariposas.
Os espinhos ramificados das taturanas são imensamente sensíveis. Isso quer dizer que um leve toque pode quebra-los e liberar o veneno com propriedades urticantes. Ao encostar uma parte do corpo em uma ou no aglomerado de lagartas, todos os espinhos se quebram e derramam uma toxina hemorrágica na pele.
40 curiosidades que você vai gostar
682), Rodolpho Von lhering afirma:"... em geral, a dor cede gradativamente, no espaço de algumas horas (ou após 36 horas, como o verificamos pessoalmente, quando nos sujeitamos a uma experiência compteta)".
O que fazer em caso de acidenteLavar o local da picada com água fria ou gelada e sabão.Levar o indivíduo imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo oportuno.A identificação da lagarta causadora do acidente pode ajudar no diagnóstico.
Dotadas de apetite voraz, as lagartas comem folhas de vários tipos de planta, embora certas espécies se alimentem de insetos ou de outros pequenos animais. As espécies que comem folhas podem causar grandes danos a árvores, assim como a plantações, plantas ornamentais e arbustos.
Não mate o potó apertando-o contra a pele. Após o contato, a queimadura pode variar de intensidade e gravidade. Em casos simples, uma pomada anti-inflamatória pode ser utilizada para desinflamar e hidratar o local. Já em casos mais graves, pode haver até uma infecção secundária.
Existem várias espécies de lagarta, sendo a mais perigosa a lagarta Lonomia obliqua, conhecida como taturana. Preferencialmente ela fica em árvores como pessegueiro, ameixeira, figueira, abacateiro e tem hábitos alimentares noturnos, ficando durante o dia nos troncos das árvores, quando ocorrem os acidentes.
Comum nos meses mais quentes do ano em alguns estados do Nordeste brasileiro, o potó (Paederus irritans) é um inseto bem pequeno, de cauda vermelha e preta, que assusta a população por causar queimaduras de ate segundo grau na pele.
As altas temperaturas do verão são propícias para o aparecimento da Lagarta Lonomia, conhecida também como Taturana. Elas vivem durante o dia agrupadas nos troncos de árvores e na grama, onde causam acidentes em contato com seus espinhos.
As taturanas são larvas de insetos que originarão mariposas ou borboletas adultas. Borboletas e mariposas colocam seus ovos dos quais saem essas lagartas que se alimentam de plantas e crescem trocando de pele (tegumento). São normalmente encontradas em árvores frutíferas das quais comem as folhas.
Ponha alimento no recipiente.
As lagartas comem as folhas das suas plantas hospedeiras favoritas. Ponha algumas delas no local para os bichos se alimentarem. As lagartas comem no horário que querem. Não se preocupe se elas não começarem a se alimentar assim que você colocar as folhas no local.
Entre os inimigos naturais dessa espécie destacam-se uma mosca da família Tachinidae e uma vespa da família Ichneumonidae, cujas larvas nascem dentro da taturana e se alimentam de seu corpo.
Capim → Lagarta → Pássaro → Cobra
Assim sendo, o capim serve de alimento para a lagarta, que serve de alimento para o pássaro, que serve de alimento para a cobra.
As lagartas do gênero Lonomia são as únicas que têm maior relevância para a saúde pública, pois podem ocasionar acidentes graves ou mortes, pela inoculação do veneno no organismo, que se dá por meio do contato das cerdas urticantes com a pele.
As lagartas que são tóxicas e picam são geralmente peludas ou têm espinhos no corpo. Manusear uma dessas lagartas perigosas pode deixar você com uma picada desagradável semelhante a uma picada de abelha.
Em muitos casos, você poderá identificar determinada lagarta através do tipo de planta no qual ela é encontrada. As lagartas da borboleta monarca são encontradas sob as folhas de serralhas (a sua seiva possui uma toxina que torna a lagarta e a sua versão adulta venenosas a predadores).
Predadores naturais
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo descobriu que o principal predador da Lonomia obliqua é uma mosca da família Tachinidae, que deposita cinco ou seis ovos na taturana. Ao nascerem, as larvas parasitoides alimentam-se de seu corpo.
As lagartas ou taturanas são formas jovens de um grupo de insetos chamados de Lepidoptera (lepido = escamas, ptera = asa). Como diz o nome, são insetos que possuem asas cobertas de escamas, as populares borboletas e mariposas.
Uma das metáforas mais inspiradas para o caminho espiritual é a transformação da taturana em humilde borboleta.
Tanto as lagartas quanto taturanas comem folhas e brotos das plantas, debilitando-as. O melhor é retirá-las uma a uma, usando uma luva. Se a infestação for muito grande, faça uma calda com angico, usando 100 g de folhas e vagens da planta, deixando de molho em 1 litro de água por uma semana.
A mais eficiente é por catação manual. Outra forma ecológica de se livrar delas é cortar as folhas das palmeiras onde estão os ninhos: como essas lagartas têm hábitos noturnos, é fácil encontrar durante o dia os grandes ninhos tecidos com fio de seda.
Se você já teve, ou conhece alguém com queimaduras com bolhas na pele e não sabe como conseguiu a proeza fique atento, isso pode te sido causado por um potó. Os potós, espécies do gênero Paederus, são besouros da família Staphylinidae.
Quem são os maiores influências Digital do Brasil?
Como tirar Hiring do LinkedIn?
Para que serve coenzima Q10 100mg?
Quanto custa para colocar vidro fumê?
Como saber quem é o dono do e-mail?
Como saber a polaridade de um capacitor SMD?
Quais são os EPIs utilizados na CME?
O que ser uma pessoa de atitude?
Qual são as melhores praias do mundo?
Quantos livros um intelectual lê por ano?
Para que serve o óleo do Bom Samaritano?
Quantas questões têm no Enem de filosofia?
Quantos dias demora para renovar o RG?