Dicas para fazer uma boa conclusãoSeja breve e não fique “enchendo linguiça” Uma conclusão não deve ser muito longa. ... Ressalte a ideia principal do texto, retomando a introdução. Na introdução, tudo o que será abordado deve ser apresentado ao leitor. ... Resuma tudo o que foi dito. ... Apresente soluções para o que foi abordado.
Como fazer uma conclusão em 6 passosSeja breve e vá direto ao ponto. ... Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ... Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ... Ressalte a ideia principal. ... Incentive o leitor a agir ou refletir. ... Evite clichês.
Frases-modelo para iniciar a conclusãoEm virtude dos fatos mencionados.Levando-se em consideração esses aspectos.Em vista dos argumentos apresentados.Dado o exposto.Tendo em vista os aspectos observados.Em virtude do que foi mencionado.Por todos esses aspectos.Pela observação dos aspectos analisados.
No geral, é preciso fechar com um bom argumento que resuma as ideias mais importantes que foram abordadas. No caso do Enem, essa finalização deve conter uma proposta de intervenção para o tema pedido, com o propósito de dar uma solução para o problema, mostrando resultados.
A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento. Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.
20 curiosidades que você vai gostar
Ela possui 5 elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
A melhor forma de fazer isso é parafraseando a sua tese, ou seja, passando exatamente a mesma ideia, mas com outras palavras. Vamos ver um exemplo? Note que a tese e a sua retomada têm o mesmo objetivo: mostrar que a questão da representatividade ainda merece muitas discussões.
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA NA CONCLUSÃO
Portanto, o (agente) deve (ação), por intermédio de (meio/modo), com (detalhamento). Como resultado dessa nova perspectiva, (indicar o que se realizaria – finalidade).
A conclusão por dedução é uma decorrência de todo o raciocínio desenvolvido ao longo da redação. Essa forma de encerramento, em geral, utiliza conjunções conclusivas, como por exemplo: logo, portanto, pois (posposto ao verbo), então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, entre outras.
Como os cantores eram considerados?
Como lidar com colmeia de abelhas?
Como saber se a auto escola é credenciada?
Como era a alimentação nos tempos bíblicos?
Como saber se a abóbora está madura para colher?
Como os linfócitos T citotóxicos matam as células-alvo?
Como os seres vivos também contribuem para o processo de formação do solo Cite um exemplo?
Quanto à origem os músculos podem ser classificados em?
Como lidar com as pessoas do trabalho?
Como montar uma empresa de telefonia VoIP?
Como criar um servidor Linux em casa?
Como colocar o arroz arrumado no prato?
O que preciso para montar um restaurante de massas?
Como montar meu portfólio no Instagram?
Como apresentar as etapas de um projeto?