Reatância é uma oposição natural de indutores ou capacitores à variação de corrente elétrica e tensão elétrica, respectivamente, de circuitos em corrente alternada. É dada em Ohms e constitui, juntamente com a resistência elétrica, a grandeza impedância.
Existem dois tipos de reatância, provenientes de componentes eletrônicos diferentes:A reatância capacitiva XC é produzida por capacitores, que são componentes capazes de armazenar cargas elétricas. ... A reatância indutiva XL é produzida por indutores, também conhecidos como bobinas ou reatores.
A reatância trifásica é utilizada para reduzir o conteúdo harmônico da corrente, o que ajuda a impedir e prevenir as perdas eletrônicas com o sobreaquecimento dos componentes, assim como cabos, banco de capacitores, motores, transformadores, retificadores, inversores de freqüência, para a limitação de corrente.
Damos o nome de Reatância à oposição ao fluxo de corrente elétrica sem a dissipação de energia, de forma distinta da resistência elétrica, que também é uma oposição à passagem da corrente, porém com dissipação de energia na forma de calor.
Quando uma tensão alternada V é aplicada a um capacitor C, podemos medir a tensão VC e a corrente IC no capacitor. A reatância capacitiva XC do capacitor é definida como sendo XC = VC/IC (ohms). A reatância indutiva XL é definida por XL = VL/IL e também é expressa em ohms.
39 curiosidades que você vai gostar
Calcular a Reatância IndutivaFórmula. Usamos a seguinte fórmula para calcular a reatância de uma bobina: XL = 2πfL. ... Exemplo. Vamos calcular a reatância de uma bobina cuja indutância é de 200 mH, quando atravessada por uma corrente elétrica de frequência igual a 30 kHz. ... Resumo da Reatância Indutiva. ... Referências.
O circuito pode ser considerado indutivo quando a tensão esta atrasada em relação a corrente. Em um circuito RLC isso ocorre quando a reatância indutiva é maior que a reatância capacitiva. Em um circuito não há a ação da reatância capacitiva temos que a tensão está 90° adiantada em relação a corrente.
Exemplo de uso da palavra Impedância:
Tem a natureza de fluxo magnético e se chama reatância, cujo símbolo é X. A soma da resistência elétrica mais a reatância, isso na álgebra complexa, se chama impedância.
Nos circuitos elétricos que têm componentes indutivos e/ou capacitivos percorridos por corrente alternada a resistência à corrente nesses elementos não tem a natureza da resistência elétrica simples, dissipadora de calor. ... A soma da resistência elétrica mais a reatância, isso na álgebra complexa, se chama impedância.
REATÂNCIA INDUTIVA E CAPACITIVA. Chamamos de resistência efetiva de um circuito de corrente alternada ao conjunto de fatores que determinam a conversão de energia elétrica em calor. ... Em outros termos, a impedância é a soma vetorial das reatâncias com a resistência efetiva do circuito.
Quando instalados entre a rede e o inversor, os indutores para inversores de frequência reduzem a corrente de curto circuito no inversor, reduzem a geração de harmônica de corrente na rede e protegem o inversor de picos de tensão causados por comutação de motores ou capacitores.
Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas frequências.
XL = 2.
Na expressão, XL é a reatância indutiva em ohms (Ω); 2π é uma constante (6,28); f é a freqüência da corrente alternada em hertz (Hz) e L é a indutância do indutor em henrys (H).
No resistor a impedância é igual o valor da resistência em CC. Em capacitores e indutores, a reatância é um número imaginário e são chamados respectivamente de reatância capacitiva e reatância indutiva. Reatância capacitiva. C é a capacitância e ω é a frequência do circuito em radianos/s.
Um capacitor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, oferece uma oposição à passagem da mesma, imposta por um campo elétrico, denominada reatância capacitiva. ... Essa reatância capacitiva é inversamente proporcional a frequência da corrente.
Um circuito RLC (também conhecido como circuito ressonante ou circuito aceitador) é um circuito elétrico consistindo de um resistor (R), um indutor (L), e um capacitor (C), conectados em série ou em paralelo.
Onde basicamente, a Impedância “controla” a corrente no estágio de saída. Por exemplo: Em um amplificador de 4 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 25 amperes de corrente. Em um amplificador de 2 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 50 amperes de corrente.
É comum confundir impedância com resistência, até porque a resistência é um dos fenômenos que causam a impedância, mas não é o único. A impedância pode ser entendida então como, o acúmulo dos efeitos da reatância e da resistência em um circuito, a carga de resistência total de algum circuito de correte alternada.
É um conceito da física medido em Ohms (Ω). De forma simplificada, podemos entender a impedância como a resistência elétrica do sistema ou cabeamento. Sistemas de baixa impedância têm baixa resistência e a eletricidade flui com facilidade.
Reatância (AO 1945: reactância) é uma oposição natural de indutores ou capacitores à variação de corrente elétrica e tensão elétrica, respectivamente, de circuitos em corrente alternada. É dada em Ohms e constitui, juntamente com a resistência elétrica, a grandeza impedância.
Uma impedância, por exemplo, deve ser expressa como 60Ω + j120Ω. Se houver dois circuitos como este em série, some os componentes real e imaginário separadamente. Por exemplo, se Z1 = 60Ω + j120Ω e está em série com um resistor de Z2 = 20Ω, então Ztotal = 80Ω + j120Ω.
O casamento de impedância é a forma comum de se dizer quando o valor da impedância final dos alto falantes está igual à do módulo amplificador. Para fazer o casamento, precisamos entender os dois tipos de ligação: a paralelo e a ligação em série.
O sensor capacitivo é um dispositivo que tem a sua função principal semelhante ao sensor indutivo! Ele é sensível à proximidade de materiais, porém, diferentemente do sensor indutivo, ele é capaz de detectar outros materiais além dos metálicos, e isto ocorre graças ao seu campo elétrico.
Como são usadas as cargas indutivas
O fator de potência, neste caso, é zero. As cargas capacitivas, utilizadas em banco de capacitores, lâmpadas fluorescentes e computadores, criam campos elétricos pelos capacitores existentes nestas cargas. Por isso, provoca atraso na tensão e também possui fator de potência zero.
Quanto mais brusca for a variação da corrente, maior é a reatância XL. A tensão se propaga instantaneamente, mas a corrente se atrasa! Como conseqüência, a reatância capacitiva atrasa a tensão em relação à corrente. A corrente se propaga instantaneamente, mas a tensão se atrasa!
Quais plantas fazem fotorrespiração?
Como ocorre a Fotofosforilaçao Aciclica?
Como chegar na Praia Vermelha na Ilha Grande?
O que é visualização interessante no LinkedIn?
Qual o prazo para o INSS recorrer de uma sentença?
Como limpar o interior da lareira?
Como verificar se dois planos se interceptam?
Como saber se os pontos são vértices de um triângulo?
Como saber quem te ligou quando o celular estava desligado vivo?
Como saber o resultado da perícia médica?
Como saber quem tem acesso ao meu Google drive?
Como saber se a Amarula é original?
Como ir para Maldivas pagando pouco?
Como saber se vc tem ceratocone?
Como ver quem viu o stories do Instagram?