O ESP tem uma central de comando que compara a trajetória desejada com a trajetória real do veículo, monitorizando depois informações provenientes de vários sensores. Um deles mede o ângulo da direção, integrado na coluna de direção, para informar sobre o movimento do volante.
O controle de estabilidade, popularmente conhecido por ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade), é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios e evita que o condutor perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança.
Por exemplo: ao tentar desviar de um carro ou obstáculo que subitamente aparece em seu caminho, o ESC pode frear algumas das rodas de maneira assimétrica ou diminuir a aceleração do motor para que o motorista mantenha o controle, sem que o veículo perca aderência.
Componentes do ESP
O acrónimo ESP, deriva do inglês Electronic Stability Program, em português Programa Eletrónico de Estabilidade. Este sistema é responsável por controlar a trajetória dos veículos e evitar a perda de controlo, mesmo com mudanças repentinas de direção.
A maioria dos automóveis com ESP traz um botão para desligar o equipamento, geralmente identificado com as três letras e a palavra inglesa off (desligar).
A maioria dos automóveis com ESP traz um botão para desligar o equipamento, geralmente identificado com as três letras e a palavra inglesa off (desligar).
Como escrever no arquivo em C?
Qual a vantagem do WhatsApp GB?
Quanto custa para dar baixa de um veículo?
Como iniciar o Tomcat windows?
Como instalar o Moodle no Linux Mint?
O que é e como funciona o LibreOffice Math?
Como é representada a Cuca no folclore brasileiro?
O que Siguinifica a palavra inferno?
Como utilizar a caneta de polaridade?
Como aconteceu a crise do café e quais ações foram tomadas para tentar contê lá?