A competência 2 da Redação do Enem tem o objetivo de avaliar a compreensão da proposta de redação, a interdisciplinaridade e a adequação ao texto dissertativo-argumentativo.
Na Competência II, identificaremos: a adequação à tipologia exigida ou a presença de traços constantes de outros tipos textuais, bem como a propor- ção entre as partes do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, se há partes embrionárias. A tangência é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema.
Cada competência vale 200 pontos. À medida que elas não sejam atendidas, a sua nota vai reduzindo. Existem 6 níveis de pontuação para cada uma das competências: o maior vale 200, que vai reduzindo em 40 pontos a cada descida de nível, num total de 6 níveis, ou seja: 1.º nível: 200 pontos.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, em prosa; ... Competência 5: Elaborar proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
5 dicas para tirar 200 na competência 2 EnemCompreenda bem a proposta. Procure compreender bem a proposta de redação para não tangenciá-lo acidentalmente ou, ainda, fugir do tema. ... Mostre seus conhecimentos sobre o tema. ... Não copie. ... Seja incisivo. ... Fique informado.
17 curiosidades que você vai gostar
Compreenda bem o tema proposto. Todos os temas das últimas edições da redação foram apresentados por meio de frases, que expressam uma problemática da sociedade vivida atualmente. ... Demonstre autoridade. ... Traga conhecimento de outras áreas. ... Pensar fora da caixa. ... Obedecer à estrutura dissertativa-argumentativa.
Dicas para fazer 200 pontos na Competência 3 da redação Enemfaça a leitura atenta da proposta de redação. ... anote sua tese e elenque argumentos, fatos, opiniões e informações que poderão ser desenvolvidos no texto. ... pense em uma proposta de intervenção que se relacione com os aspectos desenvolvidos na argumentação;
A competência 2 examina três eixos principais:a compreensão do tema (considerando o recorte específico do assunto)adequação do tipo textual (texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo)uso de repertório sociocultural (diferentes áreas do conhecimento relacionadas ao tema)
Competência II
Esse critério avalia bem a capacidade de interpretação do texto que o candidato possui, pois, ao fugir do tema, ele demonstra um indício de não ter conseguido compreender a proposta da prova.
A proposta de intervenção é uma exigência da redação do Enem na qual você precisa indicar uma ação que ajude a combater o problema exposto no tema. Ela possui 5 elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
A fórmula da redação do Enem é composta por alguns elementos, conhecidos como as cinco “competências”. Cada uma delas vale de 0 a 200 pontos, divididos em grupos de 40. Ou seja, você pode tirar 0, 40, 80, 120, 160 ou 200 pontos.
Cada uma das competências avaliadas vale 200 pontos e o candidato que conseguir demonstrar todas elas de maneira satisfatória tem chance de conseguir a nota máxima na redação do Enem: 1.000 pontos. Pelo menos dois avaliadores diferentes corrigem uma mesma redação.
compreender o tema e não fugir do que é proposto; saber selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista; ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos.
Enem Domínio da norma padrão da língua portuguesa. ... Compreensão da proposta de redação. ... Seleção e organização das informações. ... Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. ... Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
A primeira competência da Matriz de Referência do Enem avalia o domínio que os participantes desse exame apresentam em seus textos quanto à modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
A Competência III avalia a articu- lação entre informações, fatos e opiniões, ou seja, avalia o projeto de texto do participante, e essa articulação considera o texto como um todo, o que inclui, necessariamente, a proposta de intervenção.
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
Além disso, é na terceira competência que o avaliador verifica se o texto é apenas uma dissertação ou se, além de informar sobre um determinado tema, o autor manifesta seu posicionamento e faz críticas com relação às informações selecionadas para persuadir o leitor.
A introdução da redação do Enem, geralmente, está dividida em duas partes: contextualização e tese.A contextualização é onde se apresenta o tema ao leitor. ... Depois, é interessante vir a tese, que é um recorte da realidade, uma forma de observar o fenômeno.
O que é avaliado na competência 3 da redação do Enem? Para garantir a nota máxima, é preciso que o texto mostre que o participante sabe "selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista."
A série 3% tem aquele tipo de narrativa que usa da fantasia para falar de problemas muito reais. Na história, a maioria das pessoas vive uma região chamada Continente, um lugar miserável e totalmente devastado.
Para conseguir uma boa pontuação na Redação do Enem, mais do que ter facilidade para produzir textos, dedicação e treino intensivo, é necessário que o participante conheça quais são os critérios de avaliação considerados pela banca e que contemple as cinco competências a partir das quais os textos são avaliados.
Para casos de tangenciamento, a nota na competência II é 40. Para casos de fuga ao tema, a nota é zero no texto como um todo. Ao avaliar o texto, tenha bem estabelecido qual é o ponto central do tema e, então, comece a identificar se houve um destrinchamento de ideias direcionadas à resposta dele.
Confira 4 maneiras de aumentar o seu repertório cultural.Ler, assistir e ouvir notícias. Para aumentar o repertório cultural é recomendado que você acompanhe as notícias diariamente e se mantenha atualizado sobre as questões. ... Assistir filmes e documentários. ... Participar de grupos de debate. ... Fugir do convencional.
Quando ocorreu a travessia do Estreito de Bering?
Qual o verdadeiro nome do macaco louco?
Como promover a conservação natural ou vegetação espontânea de um local próprio?
Qual é a origem do bumba meu boi no Maranhão?
Quem conquistou o Reino de Benin?
Qual é a origem do Espantalho?
Qual foi o objetivo do Mobral?
Quais as formas de ganhar no xadrez?
Como foi o surgimento do Estado no Brasil?
Como funciona o bolão do jogo do bicho?
O que a Bíblia fala sobre o Mar Vermelho?
Como ganhar produtos da Faber-castell?
Como sempre ganhar no combate?
Porque se comemora o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro?
Para que serviu o Código de Justiniano?
É possível ganhar massa muscular com Calistenia?
Como ganhar bebê Reborn no sorteio?