O que pedir nos embargos à monitoria?

Pergunta de André Cláudio Moreira Melo Cardoso em 27-05-2022
(26 votos)

A ação monitória é cabível de utilização por quem detém prova escrita, mas sem eficácia executiva, para exigir do devedor o pagamento de quantia em dinheiro; a entrega de coisa fungível ou infungível; a entrega de bem móvel ou imóvel; e até mesmo o adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

O que alegar em embargos à ação monitória?

Os embargos à ação monitória podem versar sobre toda e qualquer defesa cabível no procedimento comum, seja ela de mérito ou processual. Cabe apelação contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos.


Qual recurso cabível contra ação monitória?

O recurso cabível contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos à ação monitória está previsto no parágrafo 9º do artigo 702 do CPC/2015. De forma explícita, estatui que contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos à ação monitória “cabe, portanto, apelação“.

Como se defender numa ação monitória?

A defesa do devedor na ação monitória é feita por meio de embargos dentro do prazo de quinze dias. Não se fala em contestção - porque o mandado de citação não o convida a se defender. E previsto no art. 702, §4º do CPC, o mandado de pagamento fica suspenso até o julgamento em primeiro grau.

Qual o prazo para embargos na ação monitória?

Dentro da ação monitória, aplica-se o prazo de 15 dias úteis, conforme o artigo 701 do Novo CPC, para que o devedor entre com embargos monitórios contra mandado monitório, que é emitido pelo juiz após a constatação da veracidade da prova escrita entregue pelo autor, assim citando o réu.

Ação Monitória: Embargos à Ação Monitória - art. 702, CPC


22 curiosidades que você vai gostar

Qual o prazo prescricional da ação monitória?

É de cinco anos prazo para ação monitória em caso de cheque ou promissória sem força executiva. O prazo para ajuizamento de ação monitória contra emitente de nota promissória ou cheque, quando perderam a força executiva, é de cinco anos.

Como poderá o réu impugnar o pedido do autor na ação monitória é em qual prazo?

Além disso, simplificou a sua redação, limitando-se a dispor que independentemente de prévia segurança do juízo, o réu poderá opor, nos próprios autos, no prazo previsto no artigo 701, ou seja, quinze dias, embargos à ação monitória.

O que acontece se eu não pagar uma ação monitória?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Qual a natureza dos embargos Monitórios?

Segundo forte entendimento existente na processualística, os embargos à ação monitória têm natureza jurídica de defesa, de modo que a resposta a eles assemelha-se sobremaneira a uma réplica.



Outras questões

Qual a importância da seringa?

Como a cobra naja se defende?

O que é fazer um financiamento?

Como colocar Custom cursor?

Como Ofélia de Hamlet morre?

O que significa a palavra obsoleto no dicionário?

Qual bactéria causa morte?

Quanto é 1k de seguidores no Instagram?

Qual a importância da estrutura organizacional para Fayol?

O que fazer depois do arrependimento?

O que é o anverso da Folha?

Quantos anos de cadeia por matar alguém?

Como se chama a deficiência de quem não fala?

Onde devo colocar um aparador?

O que significa uma chuva de 50mm?

Por que o gelo não flutua no álcool?

Como cadastrar IPTU débito Automático Itaú?

Qual a curiosidade de Vênus?

Quando abrir e fechar aspas?

Qual a diferença entre rejeição e abandono?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com