O que Sócrates falou sobre a morte?

Pergunta de David Dinis de Leal em 27-05-2022
(16 votos)

Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males. A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não sabe?” (PLATÃO, 1980, p.

O que Sócrates disse pouco antes de morrer?

“... Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus....!” Sócrates, citado em Platão.


Como Sócrates se preparou para a morte?

3  Sócrates preparou-se para a morte rejeitando os excessos do comer, do beber e do sexo, sem se deslumbrar com riqueza e honras e buscando sempre a sabedoria. ... É preciso ter em vista o esforço para conhecer-se melhor e aprender a não ter medo da morte.

O que pensava Sócrates e Platão sobre a morte?

Platão. Para Sócrates, a morte é algo essencial, porque é ela que permite que a alma se dissocie da matéria e alcance o verdadeiro conhecimento, estando livre em sua forma mais pura. ... Para ambos, devemos entender a morte com racionalidade e serenidade, pois é a positividade do pensamento que nos prepara para a morte.

Por que Sócrates aceitou sua pena de morte?

No tribunal em que o filósofo foi julgado, a defesa ficava por conta do réu. ... Sócrates manteve-se firme em apresentar argumentos que contradissessem as falas de seus acusadores, porém essa atitude não foi suficiente para que o filósofo fosse absolvido. Condenado pela maioria dos votos, cabia a Sócrates fixar a sua pena.

O Julgamento e morte de Sócrates || Por que Sócrates aceitou a morte? || Filosofia ║➽ Animação


39 curiosidades que você vai gostar

Qual é o sentido das três peneiras?

Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto. Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

O que pensa Platão sobre a morte?

A recomendação é de Platão (428 a.C. — 348 a.C.): pensar no próprio funeral nos lembra que morreremos um dia. Assim, passamos a valorizar cada instante e a vivê-lo intensamente, afinal, pode ser o último. ... "Para Platão, a morte define todos os momentos em que estamos acordados, e talvez também nossas horas de sono."

O que Platão achava da morte?

Razão pela qual o filósofo sustenta: "A morte nada significa para nós". Ao contrário do que acreditavam Sócrates e Platão, ele justifica sua convicção: "A morte é uma quimera: porque enquanto eu existo, ela não existe; e quando ela existe, eu já não existo".

Porque Sócrates não tinha medo da morte?

É exatamente nessa disposição que Sócrates se encontra, seja no julgamento – onde ele é condenado –, seja na proximidade e até mesmo na hora de tomar o veneno. ... Você defende que Sócrates não temia a morte porque não sabia o que havia depois dela.



Outras questões

O que é um número ímpar consecutivo?

Quanto vale 300 rubis no TikTok?

O que é o sentido figurado?

Qual a diferença entre leasing e financiamento?

Quem deve participar da elaboração do PPP de uma escola?

Como saber se um app é grátis na Apple Store?

Qual o conceito da primeira lei da termodinâmica?

O que e manipulação?

O que é estar de luto?

O que é um cisto com conteúdo Anecoico?

Pode comer carne de leão?

Quais são os conceitos de felicidade?

Qual banco administra o cartão Trigg?

Como quando e onde morreu Leonardo da Vinci?

São exemplos de fontes materiais?

O que é fipe?

O que diferencia uma sociedade em comum da sociedade em conta de participação?

O que é malha Dry?

Como é o processo de obtenção do ferro?

O que faziam as mulheres escravas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com