No exercício aeróbico, o oxigénio estimula o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e vascular, e é utilizado para processar energia para os músculos. Quanto maior for a capacidade do organismo em aproveitar o oxigénio recebido, maior será a produção dessa energia.
Os nutrientes que se constituem nas principais fontes de energia durante o exercício físico são os carboidratos e as gorduras. Os músculos sempre se utilizam de uma mistura desses dois nutrientes na “queima” metabólica com oxigênio.
O exercício aeróbico é aquele que utiliza oxigênio na geração de energia nos músculos.
Diferentemente dos aeróbicos, os exercícios anaeróbicos não usam o oxigênio como fonte de energia, mas sim a queima de carboidratos. A prática desses treinos musculares anaeróbios resulta na produção de ácido lático, que abastece as células cardíacas e musculares, rendendo energia para o corpo todo.
trifosfato de adenosina (ATP)
Para os músculos, assim como para todas as células do corpo, a fonte de energia que mantém tudo funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra), oceânica (energia das marés e das ondas) e hidrogênio (energia química da molécula de hidrogênio).
Neste sentido, as células musculares precisam consumir mais oxigênio (inalado durante a respiração) para produzir energia. Isto é, atua como um estimulador da função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também do metabolismo. Pois aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir a energia do músculo a partir do consumo do oxigênio.
Ao contrário do aeróbico, os exercícios anaeróbicos ou anaeróbios não utilizam do oxigênio como fonte de energia primária para a realização das práticas físicas. Eles se associam ao aprimoramento das capacidades cardiovasculares por terem curta duração e alta intensidade.
Por costumar ser uma atividade de longa duração, o exercício aeróbico estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular. Isso porque ele aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar a fim de suprir o músculo de energia.
Caracterizam-se por não utilizar o oxigênio para a produção de energia. Uma vez que ela é gerada através do tecido vivo. Os exercícios anaeróbios usam os hidratos de carbono presentes no corpo para produção de energia. O que neste caso, após finalizar atividade as células continuam a queimar calorias.
Quando se fala Palavra da salvação?
Como Descristalizar o mel na garrafa?
O que é cálculo de dimensionamento de enfermagem?
O que é aquisição de propriedade imóvel?
Porque chamam o Jungkook de Oppa?
Quais são as vestimentas características do samba de gafieira?
Qual patologia apresenta um granuloma?
O que é uma carreira subjetiva?
Como limpar tinta de caneta em couro?
O que é a beleza na filosofia?
Qual o significado de dínamo na Bíblia?
Qual o tipo de circulação das aves?