A estrutura corporal dos cnidários apresenta duas variações: o pólipo e a medusa. Alguns cnidários passam toda a sua vida como apenas uma forma, ou seja, sendo pólipo ou medusa. ... Medusa: forma de vida que se move ativamente. As medusas apresentam formato de sino e boca voltada para baixo bem como seus tentáculos.
Quanto a estrutura corporal, os cnidários podem apresentar duas formas diferentes: pólipos e medusas. Os pólipos são estruturas corporais sésseis, isto é, se mantém fixos em algum substrato. Esses cnidários apresentam uma boca voltava para cima e rodeada de tentáculos.
O filo Cnidaria pode ser categorizado em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa.Classe Hydrozoa - Os hidrozoários têm a forma de pólipos e medusas, por isso têm várias formas e ciclos de vida diferentes. ... Classe Scyphozoa - Os principais representantes dessa classe são as águas-vivas.
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. ... A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal.
33 curiosidades que você vai gostar
Os cifozoários mais comuns incluem Aurélia sp (a geleia lua) e Cyanea sp. Os cnidários da classe scyphozoa vivem em todos os oceanos, do Ártico às águas tropicais. Alguns habitam o mar profundo, mas a maioria vive perto das águas costeiras.
O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.
As principais classes dos cnidários são:Hydrozoa - hidras e caravelas;Scyphozoa - águas -vivas.Anthozoa - anêmonas e corais; e.Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.
Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.
Cnidários (Filo Cnidaria) são animais predadores diblásticos, sendo formados por dois tecidos embrionários, ecto e endoderme. Em sua maioria, são animais de ambientes marinhos que vivem em águas rasas tropicais, mas existem alguns que vivem em águas doces.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.
Vamos começar por dizer que “medusa” é um nome alternativo para “água-viva” – ou melhor, trata-se da designação do mesmo animal, mas em fases de vida diferentes. A medusa nada mais é do que uma água-viva na fase adulta. ... Esta é a primeira diferença que podemos estabelecer entre esses dois animais.
Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais aquáticos que se reproduzem de modo sexuado e assexuado. Quando o animal se encontra na fase de medusa, ocorre a reprodução sexuada, com exceção dos corais e anêmonas-do-mar (antozoários), das hidras e outras poucas espécies que nunca desenvolvem.
Pólipo é um tipo morfológico representante do filo cnidaria. Os membros deste filo são classificados em duas formas estruturais distintas: as medusas, que são de vida livre, e os pólipos, dos quais a grande maioria vive fixa em substratos (sésseis) como rochas e conchas.
As formas sésseis dos cnidários são denominados de pólipos, enquanto as formas de vida livre são denominadas de medusas. ... a) Os cnidários apresentam células especializadas na defesa chamada de cnidócitos. b) A forma de medusa é a forma móvel dos cnidários.
Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (poros inalantes ou óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo. Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor).
Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.
Apresentam simetria radial ou não apresentam qualquer tipo de simetria. O corpo apresenta muitos poros, canais e câmaras onde circula a água. Parte ou toda a superfície interna é revestida por coanócitos (células de colarinho flageladas).
O Filo Cnidaria engloba cinco classes: Anthozoa, Cubozoa, Hydrozoa, Scyphozoa e Staurozoa. Anthozoa é a classe mais diversa (7500 espécies) e é subdividida em duas sub-classes, Hexacorallia (corais-pétreos e anêmonas) e Octocorallia (corais moles, gorgônias e canetas-do-mar).
Os corais, organismos antozoários (Classe Anthozoa do Filo Cnidaria), são animais coloniais exclusivamente marinhos, típicos de regiões tropicais, cuja morfologia representada pelos pólipos (forma séssil) possui esqueleto externo constituído por carbonato de cálcio.
3) Todos estes animais são exemplos de cnidários, exceto: a) água-viva. b) coral. c) caravela-portuguesa.
Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito. Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante. O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Reprodução na classe hydrozoa
Os pólipos de hidrozoários se reproduzem assexuadamente por brotamento, criando pólipos filhos, medusas ou ambos. Em algumas espécies, as medusas também se reproduzem assexuadamente, por fissão ou brotamento. ... A maioria das espécies de hidrozoários são dioicas, algumas são hermafroditas.
É uma reprodução assexuada, que ocorre nos pólipos através de brotamento. Neste processo são geradas as éfiras (pequenas medusas imaturas). As éfiras se diferenciarão em medusas adultas, que deverão ser responsáveis pela reprodução sexuada. Muitas espécies de medusas são de espécies de sexo separado.
Como se tira um contra cheque?
Como faz para tirar foto com filtro?
Como funciona o processo seletivo da Fiat?
Quanto ganha uma pessoa que trabalha na Chilli Beans?
Quais as características exigidas para se tornar um profissional mediador?
Como fazer para tirar o nome de uma sociedade?
Como ser um bom líder de Açougue?
Como funciona o pagamento de um personal trainer?
Como trabalhar fazendo publicidade na internet?
Quais as principais competências e habilidades que você espera em um gerente?
Quando posso pedir direito de imagem?
Como conseguir a licença do Ibama?
O que fazer pra jogar à bola com mais força queimada?
Como ter as figurinhas que se mexem?
O que um vendedor precisa saber fazer?