União Política e Monetária: consiste em um mercado comum que ampliou ainda mais o seu nível de integração, que passa a alcançar também o campo monetário. Adota-se, então, uma moeda comum que substitui as moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países-membros.
União económica e monetária, políticas fiscal e de concorrência. A União Económica e Monetária (UEM) é o resultado de uma integração económica progressiva da UE, sendo uma expansão do mercado único da UE, com regulamentações comuns dos produtos e a livre circulação de bens, capitais, trabalhadores e serviços.
Uma união económica e monetária ou união econômica e monetária é um mercado comum dotado de uma moeda única. Não deve ser confundida com uma simples união monetária (como o franco CFA), que não envolve um mercado comum. Essa fase pressupõe a existência de um mercado comum em pleno funcionamento.
A União Económica e Monetária é um processo de natureza económica que se encontra enquadrado noutro mais amplo, de índole política, a construção de uma União Europeia. Neste âmbito, os grandes objetivos da UEM são garantir estabilidade de preços, crescimento económico e elevado índice de emprego.
A União Monetária consiste no acordo realizado entre dois ou mais países para a criação de uma moeda única entre eles.
40 curiosidades que você vai gostar
Em economia, união monetária é a situação em que mais de um país concordam em compartilhar uma moeda única. É a etapa onde ocorre a zona de livre comércio, a união aduaneira e a livre-circulação de mercadorias, pessoas, serviços e capitais, juntamente com a moeda comum.
São 19 países dentro do acordo, sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda (Países Baixos), Portugal e Irlanda.
A proposta da CEE foi incentivar a cooperação econômica tornando os seus membros dependentes, mantendo uma relação de mercado comum entre os países. Na década de 80 outros países integraram a CEE como a: Inglaterra, Grécia, Espanha, Dinamarca, Irlanda e Portugal.
Assim, o principal objetivo da criação do bloco era garantir a paz no continente, especialmente entre a Alemanha e a França. Para isso, era preciso fortalecer os países europeus criando um mercado comum para reduzir custos de exportação e fomentar a economia.
Como tirar manchas de queimado de inox?
Quando começou o teletrabalho?
Como transferir WhatsApp do iPhone para Android grátis?
Pode lavar o motor do ventilador?
Como transferir crédito da Oi para outro celular?
O que significa a palavra substituição?
Como limpar e hidratar macacão de couro?
Como passar os contatos para o chip moto G8?
Quais são as habilidades emocionais?
Como transferir um bem de uma pessoa que faleceu?