Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto) ou P2P é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.
Vantagens: Velocidade muito maior; Se um cabo for cortado, apenas um PC ficará sem a conexão. Desvantagens: Preço dos equipamentos; Se o Hub ou Switch queimar ou estragar, toda a rede cairá. Rede com várias topologias unidas. Pode utilizar ponto-a-ponto, anel, estrela e barramento.
Em uma rede ponto-a-ponto todos os computadores são iguais, geralmente exercendo a mesma função. Enquanto na rede cliente servidor todos os computadores estão centralizados em um servidor.
No modelo de rede ponto-a-ponto (P2P), os dados são acessados de um dispositivo sem usar um servidor dedicado. O modelo de rede P2P envolve duas partes: redes P2P e aplicações P2P. As duas partes têm características semelhantes mas, na prática, funcionam de maneira bastante diferente.
Uma rede ponto-a-ponto é uma rede onde não há um computador central oferecendo controle sobre o compartilhamento de arquivos e recursos. Neste caso, todos os computadores nessa rede podem, ou não, serem acessados ou acessarem recursos e arquivos de acordo com as permissões que cada um possuir.
A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los.
Topologia Anel
No modelo cliente-servidor, partilhando informação é mais importante, considerando que, no modelo ponto a ponto conectividade entre pares é mais importante. No modelo cliente-servidor, os dados são armazenados em um centralizado servidor enquanto que, ponto a ponto cada par tem seus próprios dados.
A principal diferença entre a rede cliente-servidor e peer-to-peer é que existe um servidor dedicado e clientes específicos no modelo de rede cliente-servidor, enquanto que, em ponto a ponto, cada nó pode atuar como servidor e cliente. ... O modelo cliente-servidor é mais escalável e estável que o peer-to-peer.
A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los.
A rede terá problemas para crescer de tamanho. Exemplo de rede ponto a ponto. Placa de Rede com conector BNC para cabos coaxiais. Montagem de uma rede ponto a ponto, com cabo coaxiais, conector “T”, e terminador com resistores.
Vantagens e Desvantagens de uma rede Ponto-a-Ponto: Usada em redes pequenas (normalmente até 20 micros); Baixo Custo; Fácil implementação; Baixa segurança; Sistema simples de cabeamento; Micros funcionam normalmente sem estarem conectados a rede; Micros instalados em um mesmo ambiente de trabalho;
Existe uma ligação entre dois nós que se conhecem na rede. Isto é, um nó participante conhece a localização de outro nó da rede P2P. Então existe uma aresta que liga o primeiro nó existente ao segundo na rede sobreposta. Com base em como os nós estão conectados na rede, podemos classificar a rede P2P como estruturada ou não estruturada.
Como mudar a cor de uma imagem no Photoshop online?
Como mudar a cor do pincel no Corel Draw?
Como mudar a cor de uma célula no Excel automaticamente?
Como transformar uma imagem PNG em vetor?
Como mudar a cor de um objeto no aí?
Qual é o estado físico do gás carbônico?
Qual a palavra certa de obturação?
Como saber se estou cadastrada no e social?
Como escrever detrás ou de trás?
Como saber se um produto tem ou não substituição tributária?
Como escrever o som das ondas do mar?
Como saber se a dor e no pulmão ou na coluna?
Como saber que tipo de termopar es?
Como saber se paguei fatura Santander?
O que acontece se eu comer farinha de trigo vencida?