Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto. Os mais importantes termos integrantes da oração são: complementos nominais, objeto direto e objeto indireto (complementos verbais), e agente da passiva.
Exemplos de que como conjunção integranteÉ essencial que você tenha uma alimentação saudável.Eu só desejo uma coisa: que eu consiga terminar meu doutorado.Já sabemos que você irá embora amanhã.Sei que será necessário um grande investimento inicial.
Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.
Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.
Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.
39 curiosidades que você vai gostar
A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.
Exemplos de frases com orações explicativas
Heloísa ainda deve estar chateada, porque foi muito fria conosco. Vou embora para casa, que estou cansada de esperar por ele. Ele é muito estranho, ou seja, é diferente do habitual.
Pronome relativo x Conjunção integranteO pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva.O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.
Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. ... Por tal razão é que ele se classifica como um pronome relativo, haja vista que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.
Como saber a localização de um preso?
Como remover diretório pelo terminal?
Como ver os pontos do cartão Visa?
Como sair de uma pasta compartilhada no Google Drive?
Como eu vejo as especificações do meu celular?
Qual foi a última atualização do Windows 7?
Como colocar um desenho em escala real no AutoCAD?
Qual a importância dos jogos digitais para a nossa vida?
Como saber qual é o meu roteador?
Como saber qual é a lâmpada do meu carro?
Qual é a fonte utilizada nos sites?
Como funciona uma fonte de som?
Como pagar INSS de empregado doméstico atrasado?
Como obter o verdadeiro arrependimento?
Como morar sozinho e não sentir solidão?
Como iniciar o pagamento do Fies?