A sinalização intracelular da insulina começa com a sua ligação a um receptor específico de membrana, uma proteína heterotetramérica com atividade quinase, composta por duas subunidades a e duas subunidades b, que atua como uma enzima alostérica na qual a subunidade a inibe a atividade tirosina quinase da subunidade b.
O receptor proteico de superfície celular específico para a insulina é um receptor tirosina-quinase (RTK) capaz de se auto-fosforilar e promover a atividade intrínseca de tirosina-quinase, sendo que o resultado final da ativação do receptor será uma cascata de sinalização intracelular.
O receptor de insulina é uma glicoproteína presente na membrana plasmática das células-alvo, sendo constituída de duas subunidades diferentes (alfa e beta), que estão ligadas por pontes dissulfeto.
O receptor de insulina é um receptor transmembranar que é activado pela insulina, IGF-I, IGF-II, pertencendo à grande classe dos receptores tirosina quinase.
Quando o nível da glicemia é baixo, as pilhas alfa pancreáticos segregam o glucagon. Quando os ligamentos do glucagon a seu receptor, que está posicionado principalmente no fígado e no rim, ele induzirem o receptor para se submeter a mudanças conformational.
A insulina é um hormônio polipeptídico cujo principal papel fisiológico é controlar a homeostase glicêmica por meio do estímulo à captação de glicose nos tecidos sensíveis à insulina (músculo esquelético e tecido adiposo) e da inibição da liberação de glicose pelo fígado15.
Os receptores de insulina fazem parte de uma família de receptores de membrana que possuem locais de ligação para hormônios proteicos. Esses tipos de hormônios não podem atravessar as membranas celulares, então seus efeitos metabólicos são executados através de seus receptores.
Ligante tem que penetrar na célula- alvo para ativação Ativa receptores citoplasmáticos e/ou nucleares Maior parte dos receptores Proteínas transmembrana que ao se ligarem a molécula sinalizadora são ativados e geram uma cascata de sinais intracelulares alterando o comportamento da célula. Tipos de Sinalização Extracelular
A insulina é um hormônio sintetizado pelas células β das ilhotas de Langerhans da porção endócrina do pâncreas, um órgão localizado na cavidade abdominal que sintetiza enzimas e hormônios digestivos. Visualização da sinalização transmembranar induzida por ligante no receptor de insulina.
Princípios da Sinalização Celular ORGANISMOS UNICELULARES Células respondem a estímulos do meio: disponibilidade de oxigênio, nutrientes, etc ORGANISMOS MULTICELULARES Células enviam sinais umas às outras células mediante centenas de tipos de moléculas extracelulares. Célula??? Morrer Viver Dividir Proliferar Diversos sinais simultâneos
Quais são os municípios que necessitam realizar o Plano Diretor?
Qual financiamento é mais vantajoso price ou sac?
Quais os perigos dos aquecedores a gás?
Como prospectar clientes pelo face?
Quanto ganha um advogado em início de carreira?
O que é um treino aeróbico e qual o seu objetivo?
Como colocar a letra A com traço embaixo?
Como desintoxicar o corpo do café?
Quais os sintomas de um mini AVC?
Qual significado de sobrepujar na bíblia?
Quais são as Instruções Normativas da RDC 301?