O hipertexto é, em sua definição, uma forma de escrita e leitura não linear, com blocos de informação ligados a palavras, partes de um texto ou, por exemplo, imagens.
O não linear desenha o limite anterior e o atual desse universo linear. O que se tenta aqui é uma problematização, por diferentes caminhos, da eficácia con- ceitual e operacional, bem como da aparente clareza, de tais noções.
Exemplos de Hipertexto
Além dos artigos da internet, um livro de contos, dicionários e enciclopédias são considerados exemplos de hipertextos. A informação contida neles proporciona um caráter não-linear onde o leitor pode também selecionar as informações e os caminhos de leitura que preferir.
Hipertexto designa uma coleção de documentos com links, ou hiperlinks, que auxiliam o leitor a ir de um texto (texto escrito ou imagem) a outro, em um movimento auto-gerenciado. O hipertexto se caracteriza pela não-linearidade, pela liberdade do percurso que o leitor pode construir.
Condição do que segue uma lógica, segue em linha: a linearidade do texto.
42 curiosidades que você vai gostar
Abordagem linear e não linear
Essa abordagem do enredo é chamada de linear, pois narra uma sequência de fatos em ordem cronológica, precisamente da forma como ocorreram, sejam eles reais ou imaginários. A abordagem não linear não altera a sequência dos fatos, e sim a forma como eles são contados.
É a capacidade de uma metodologia analítica demonstrar que os resultados obtidos são diretamente proporcionais à concentração do analito na amostra, dentro de um intervalo especificado. Recomenda-se que a linearidade seja determinada pela análise de, no mínimo, 5 concentrações diferentes.
Uma das características principais do hipertexto é a possibilidade que o leitor tem de construir seu percurso de leitura, podendo, inclusive, exercer o papel de coautor do texto.
Os textos multimodais são aqueles que empregam duas ou mais modalidades de formas linguísticas, a composição da linguagem verbal e não verbal com o objetivo de proporcionar uma melhor inserção do leitor no mundo contemporâneo.
Algumas de suas principais características são a produção de textos mais curtos e diretos, o diálogo entre elementos verbais e audiovisuais e a presença de hipertextos. As abreviaturas e a linguagem interativa também são características marcantes dos gêneros digitais.
Tecnicamente, o conceito de hipertexto é bastante simples: é um documento eletrônico composto por páginas e ligações entre elas (links). HTML é uma linguagem para escrever este tipo de documento.
Em 1965, Engelbart inventou o mouse e Theodore Nelson criou o termo "hipertexto" no seu projeto Xanadu, cuja proposta era implementar uma rede de publicações eletrônica, instantânea e universal – um verdadeiro sistema hipertexto, um universo documental.
A hipermídia é uma mídia de leitura não linear que contém imagens, sons, texto e vídeo (multimídia) como elementos de um sistema de hipertexto. A web é um exemplo clássico de hipermídia, enquanto o cinema é um exemplo da multimídia padrão por não ter hyperlinks.
Que não segue uma regra de começo, meio e fim. Que pode ser compreendido, lido, feito em qualquer uma de suas estruturas e/ou momentos. Ele escreveu de maneira não-linear para que as pessoas pudessem ler sem se preocupar com uma ordem rígida de leitura.
Resumo: As medidas de não linearidade são valores utilizados para avaliar a extensão do com- portamento não linear de um modelo. Neste trabalho, apresentamos a análise de um conjunto de observações obtido a partir de um experimento realizado na Estação de Pesquisa Iguatemi - UEM, Maringá-PR.
O texto é, hoje, algo multimodal. Dionísio (2007) define o texto multimodal como um processo de construção textual ancorado na mobilização de distintos modos de representação. Isso remete não apenas aos textos escritos, mas também aos orais.
Kress &Van Leeuwen (2006), concordam com Dionísio (2005; 2011) quando conceituam um texto multimodal como aquele que utiliza vários recursos semióticos (visuais, auditivos, etc.) na sua construção de um texto.
Textos multimodais são caracterizados pela presença da linguagem verbal (oral e/ou escrita) e linguagem não verbal (visual). Entre eles, podemos citar: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges.
Principais características do HipertextoIntertextualidade;Velocidade;Precisão;Dinamismo;Interatividade;Acessibilidade;Estrutura em rede;Transitoriedade;
O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real.
O hipertexto é composto por uma rede de informações disponíveis através de cliques nos links e hiperlinks presentes em um texto.
Fórmula. %Linearity = (Linearidade / Variação do Processo) * 100.
É linear quando o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica e as ações desenvolvem-se cronologicamente, assim, observa-se o começo, o meio e o fim da narrativa.
3. Linearidade. Linearidade é uma medida da consistência da exatidão do longo da gama de medição.
Uma linguagem linear é uma linguagem gerada por alguma gramática linear.
Como começar a domar um potro?
Como lidar com a falta de tempo do parceiro?
Como cadastrar a senha para usar o aplicativo do Banco do Brasil?
Como liberar a porta 1433 no Firewall Windows 10?
O que fazer para motivar alunos do EJA?
Como se dirigir a um professor por e-mail?
Como lidar com a depressão do namorado?
O que fazer quando se tem um namorado ignorante?
O que é um casamento frustrado?
Como lidar com a hiperatividade em adultos?
Como declarar poupança no Imposto de Renda 2020?
Como controlar ansiedade do primeiro dia de trabalho?