O guaraná (nome científico: Paullinia cupana), comumente chamado guaranazeiro e uaraná, é um cipó originário da Amazônia. É encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela, sendo cultivado principalmente no município de Maués, estado do Amazonas, e na Bahia.
A origem desse fruto é explicada pela seguinte lenda: um casal de índios pertencente à tribo Maués vivia por muitos anos sem ter filhos e desejava muito ter pelo menos uma criança. Um dia, eles pediram a Tupã uma criança para completar sua felicidade.
Conta a Lenda que em uma aldeia dos índios Maués havia um casal, com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Ele era muito querido por todos de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe guerreiro. Isto fez com que Jurupari, o Deus do mal, sentisse muita inveja do menino.
A lenda do Guaraná Roteiro Professora Delma – 2º ano C ciclo II - 2011 Personagens: Índio, Índia, indiozinho, Jurupari (cobra grande), Tupã. 1ª cena Narrador: Há muito tempo em uma tribo de índios Maués, um casal pediu um filho a Tupã.
Originário da amazônia, o guaraná é o fruto do guaranazeiro Já na cultura indígena ele é conhecido como uaraná. Aqui no Brasil, o fruto é muito cultivado no município de Maués, no estado do Amazonas, e na Bahia. Ele também é encontrado no Peru, na Colômbia e na Venezuela.
Guaraná - Lendas e Mitos. Conta a Lenda que em uma aldeia dos índios Maués havia um casal, com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Ele era muito querido por todos de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe guerreiro. Por isso resolveu matá-lo.
UM CASAL DE ÍNDIOS PERTENCENTE À TRIBO MAUÉS VIVIA POR MUITOS ANOS SEM TER FILHOS E DESEJAVA MUITO TER PELO MENOS UMA CRIANÇA. UM DIA, ELES PEDIRAM A TUPÃ UMA CRIANÇA PARA COMPLETAR SUA FELICIDADE. TUPÃ, O REI DOS DEUSES, SABENDO QUE O CASAL ERA CHEIO DE BONDADE, LHES ATENDEU O DESEJO TRAZENDO A ELES UM LINDO MENINO.
Como o guaraná é uma planta nativa da região de Maués, na Amazônia, a tribo indígena Sateré-Mawé, que habitava ali, aprendeu a cultivá-la.
Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.
Conteúdo: Gênero Textual: Lenda. Folclore, letramento, sequência de enredo, concordância verbal e nominal, semântica, expressão de tempo e lugar, artigo definido e indefinido.
Quais os tipos de sistemas de irrigação?
Quais são os tipos de deficiências físicas?
Qual remédio caseiro é bom para estrias?
Quando é indicado a colposcopia?
Para que serve os números educação infantil?
Quais são os indicadores de qualidade em saúde e explique cada um?
Quais os benefícios do vinagre de cidra?
Quem nós controlamos no Fnaf 4?
Quantos tempo o Capitão América ficou congelado?
Quais são os tipos de natureza da operação?
Quantos atletas brasileiros irão participar dos Jogos Paralímpicos em Tóquio?
Quanto tempo demora para o povo entrar na terra prometida?
Quem veio primeiro o ser humano ou os dinossauros?
Como eu fasso para entra no Bope?
Para que serve a cianita verde?
Como a nanotecnologia é utilizada hoje?