Ela permite usar remédios naturais, que produzem menos efeitos colaterais. A fitoterapia é uma técnica da medicina alternativa e complementar que utiliza as plantas para o tratamento de doenças. Os princípios ativos são retirados das plantas medicinais para a produção dos remédios.
Esses medicamentos são obtidos através da utilização exclusiva de matérias-primas ativas vegetais. Na fitoterapia são utilizados os princípios ativos de algumas plantas medicinais para o tratamento ou a prevenção de enfermidades. Os ativos vegetais são retirados das plantas.
Medicamentos fitoterápicos são formulados por meio do extrato de matérias-primas ativas vegetais para o tratamento e prevenção de problemas de saúde.
Não é um medicamento clássico, mas um fitoterápico. A depender da situação, poderá ser insuficiente. E por ser fitoterápico, não há previsão de tempo de ação efetiva. Existem pacientes que relatam melhora da ansiedade no mesmo dia, já outros não sentem qualquer melhora.
Já fitoterápico é o produto obtido de planta medicinal, ou de seus derivados, exceto substâncias isoladas, com finalidade profilática, curativa ou paliativa (de acordo com o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, 1ª edição – Planta medicinal).
Ressalta-se que todo farmacêutico devidamente inscrito no conselho estadual está autorizado a realizar a prescrição de fitoterápicos.
Os ácidos valerênico e isovalérico presentes na valeriana aumentam a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, que age aumentando a sensação de relaxamento do corpo e diminuindo os sintomas de ansiedade e estresse como agitação, nervosismo, cansaço mental ou dificuldade de concentração.
Sendo assim, os benefícios da fitoterapia são referentes a melhora da saúde em geral e de doenças específicas, como, por exemplo:
fitoterapia é relativo a utilização de plantas para o tratamento de doenças. Todo produto farmacêutico, seja extrato, tintura, pomada, ou cápsula, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta com conhecido efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico.
A Maracugina faz efeito em quanto tempo? Os sinais de melhora podem ocorrer num prazo variável de alguns dias, após o início do tratamento.
Entenda aqui o que é e como funcionam os medicamentos fitoterápicos na voz dos especialistas. Saiba qual serve para o quê e como identificar se é eficaz. Os fitoterápicos são medicamentos feitos somente à base de plantas, sem a adição de químicos e sintéticos produzidos em laboratório.
“A fitoterapia é uma ciência e sua indicação cresce na medida em que as pesquisas sobre sua eficácia vêm aumentando”, explica Lígia Fátima Simões, enfermeira e coordenadora do curso de pós-graduação em Fitoterapia Clínica da Faculdade Ibrate.
Os principais fitoterápicos para esta finalidade são os termogênicos naturais: As plantas, abaixo, são as que possuem melhores efeitos na indução do relaxamento: Folha de maracujá. Se quiser saber se um fitoterápico está regulamentado pela Anvisa, use o passo a passo oficial da agência para fazer a verificação.