O termo dá a ideia de que seja algo que não conhecemos, mas nada é tão nosso quanto a arte de contar boas história. ... Essa prática consiste em contar uma história natural que faça você se envolver sem nem perceber. A aplicação do storytelling refere-se a contar histórias interessantes, envolventes e persuasivas.
As histórias geram emoção, conexão e identificação. É, portanto, uma forma de criar um relacionamento mais assertivo com seu público, com mais proximidade e interação. Entender como funciona o Storytelling pode gerar relatos capazes de prender a atenção do leitor, e encaminhá-lo para uma ação, por meio de emoções.
11 técnicas de como fazer storytelling
Em livre tradução, storytelling significa “contar histórias”. No mundo corporativo, o storytelling se refere à prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca.
Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais. A técnica, cujo caráter é persuasivo, ajuda a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta. Pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas e em consultorias.
A definição que se costuma dar é que storytelling é a prática de se contar uma boa história. E este “boa”, na imensa maioria das vezes, quer dizer relevante. Ou seja, uma história que consiga reter a atenção do interlocutor – esteja ele onde estiver – e que, de preferência, marque-o, fique em sua memória.
As etapas do storytelling
Mas afinal, o que é storytelling? Storytelling é um termo em inglês que significa “a ação de contar ou escrever histórias”. Essa técnica, porém, vai muito além da mera criação narrativa. Storytelling é a arte de comunicar uma ideia, por meio de palavras e recursos visuais em uma narrativa com começo, meio e fim.
3. Google. Os vídeos “Ano em Pesquisa” do Google também são ótimos exemplos de storytelling. Eles são divulgados anualmente, usando seus dados para comunicar os termos mais pesquisados, oferecendo uma perspectiva de “estado da nação”.
As etapas do storytelling
Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional. Vale a pena parar e ler o parágrafo anterior novamente.
Uma ferramenta muito útil no meio corporativo, o storytelling pode impressionar apresentações no trabalho ou faculdade. Como vimos, a estratégia não necessariamente precisa resultar em uma narrativa, podendo ser utilizada como um instrumento para estruturar seu texto e garantir a atenção de quem ouve.
Por fim, é possível usar as ferramentas do storytelling dentro de um texto que não é uma narrativa, mas usa seus elementos básicos para garantir uma estrutura capaz de prender a atenção de quem consome. Uma ferramenta muito útil no meio corporativo, o storytelling pode impressionar apresentações no trabalho ou faculdade.
Storytelling Marketing é a aplicação dos conceitos de Storytelling ao Marketing e às Vendas. Em estudos, pesquisadores da Washington University descobriram que o ouvinte de uma história pode ser tudo, menos passivo.
O que fazer quando se tem um aneurisma?
Quantas horas trabalha um coletor de lixo?
O que significa papibaquígrafo?
Qual a diferença entre cascalho e brita?
Quais são as principais características do transporte rodoviário?
Para que serve a farinha da quinoa?
O que são lentes antirreflexo?
Onde ficam as músicas offline do Deezer?
A áfrica do sul é banhada por que oceano?
Qual é a função da membrana celular?
Quando cai o quinto dia útil de fevereiro 2022?
A que reino pertencem os protozoários?
Qual é o nome do demônio do sono?
Quanto tempo a galinha demora para chocar?