Dessa forma, a Burocracia configurou-se como uma forma de organização humana fundamentada na racionalidade, na adequação dos meios às finalidades pretendidas, com o intuito de assegurar a máxima eficiência no atingimento dos objetivos. ...
Na gestão escolar a administração burocrática está presente na divisão das tarefas em que cada um é responsável por determinada função, e obedecem a hierarquia funcional, bem como fazem uso da papelada como forma de organização e garantia da realização dos processos administrativos, ao mesmo tempo que oferecem proteção ...
A Teoria da Burocracia, escrita pelo sociólogo alemão Max Weber possui como objetivo o estudo das organizações, a sua estrutura e o seu desenvolvimento histórico-social, e possui também como principal vantagem a utilização da racionalidade como instrumento para o alcance da eficiência nas organizações.
O modelo burocrático é marcado pela hierarquia (cuja principal característica é a impessoalidade), a rígida divisão do trabalho, as regras, os regulamentos e os procedimentos inflexíveis, com todo o processo conduzido por documentos escritos e registro das atividades.
Weber concebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos e discriminações; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e o alcance dos objetivos.
43 curiosidades que você vai gostar
A teoria da burocracia tem como base o pensamento racional, para almejar a excelência. Atualmente as pessoas associam burocracia a processos demorados e com bastante papel (papelada). A teoria de Max Weber é o contrário do que as pessoas geralmente imaginam, de papel ou processos lentos.
A teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência.
A Teoria Burocrática possui uma postura altamente técnica e mecanicista. Além disso, a preocupação é apenas com a estrutura e seu conjunto de cargos e funções. O comportamento pessoal das pessoas não é levado em consideração.
Segundo Max Weber, “A burocracia é a organização eficiente por excelência. ... São características da burocracia para Max Weber, EXCETO: Caráter legal das normas e regulamentos. Caráter racional e divisão do trabalho.
A totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma das partes são as características do estruturalismo.
Teoria da Burocracia – ainda considera o sistema fechado (preocupada apenas com os aspectos internos da organização), forte ênfase na divisão racional do trabalho (regras e normas).
Adotada na administração, a teoria da burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional racional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alcançado com organização e rapidez. ... O objetivo é proporcionar comprovação, impossibilitando equívocos.
Essa baixa qualificação, diz ela, atrapalha o bom funcionamento dos processos e a organização da escola, já assoberbada com as exigências externas. A falta de pessoal qualificado, aliás, é um dos aspectos que retira da organização dos processos a racionalidade que poderiam ter quando concebidos.
A gestão escolar democrática se faz a partir da participação, transparência e autonomia. A comunidade escolar precisa de meios para exercer seus direitos frente à gestão escolar, e ela, por outro lado, tem o dever de criar condições para garantir a qualidade no ensino e aprendizagem dos estudantes.
Quanto à aplicação da burocracia pelo Estado nas instituições escolares pode-se afirmar: O Estado não tem como finalidade assegurar a dominação com a organização das escolas por meio de princípios, regras e normas genericamente estipuladas.
São disfunções da Burocracia, exceto:
Lentidão no processo decisório. Rigidez e apreço extremos às regras. Ênfase excessiva nos grupos informais. Dificuldade de resposta às mudanças no meio externo.
São características de uma estrutura organizacional formal, EXCETO: a) Baseada em relações ideais. b) Deliberadamente pessoal. c) Ordens para baixo e informações para cima.
A - As atividades excepcionais exigidas para os propósitos da organização distribuídas de maneira estável sob a forma de deveres formais; B - A organização dos cargos nas empresas obedece a princípios hierárquicos com relação ao status e aos papéis a serem desempenhados.
Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.
Conforme Lacombe & Heilborn (2006, p. 473), as ênfases da burocracia, segundo Weber, são: formalização (obediência a normas, rotinas, regras e regulamentos), divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, profissionalização e competência técnica dos funcionários.
A esse fenômeno, Merton denomina de disfunções da burocracia, a exemplo da internalização das regras e o apego aos regulamentos, o excesso de formalismo e de papelório, a resistência a mudanças, a dificuldade no atendimento a clientes e os conflitos com o público.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
As três principais características desses modelos são: O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social e prestígio.
A burocracia é o corpo racional e eficaz da ação governamental. ... A educação, considerada como prestação de serviço destinada a um público específico, e, portanto, pelas concepções weberianas, as instituições educacionais também estariam sujeitas a burocracia.
O que diz a Política Nacional de Educação Especial?
Quais são as causas de suspensão da prescrição?
O que comprar para começar a construir?
Porque o plural de cidadão e cidadãos?
Quanto tempo dura um frasco de minoxidil?
Quando e como surgiu o capitalismo eo socialismo?
O que é o software e quais sao?
Qual a importância da mastigação do alimento antes de ser engolido?
O que faz um diretor pedagógico?
Qual é a raça que predomina no mundo?
O que é gestão de pessoas e sua importância?
Quanto custa a taxa de renovação da cnh?
Como está o feto com 1 mês de gestação?
Como converter metros para metros quadrados?
Qual a importância da língua de sinais na educação dos surdos?