No dia 16 de dezembro de 2013, o STJD puniu a Portuguesa com a perda do ponto conquistado na partida (terminada em 0–0) e de mais 3 pontos, derrubando a Lusa para a 17ª posição e, consequentemente, para a zona de rebaixamento à Série B.
O Flamengo nunca foi rebaixado para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro. A polêmica envolvendo um provável rebaixamento em 1995, embora tenha deixado a desejar em campo, é fake, ou seja, não existem provas que justificam a queda do elenco Rubro-Negro.
Em contraponto, Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí garantiram o acesso à elite e retornam para a Série A de 2022. O campeonato da Série C – o único entre as três divisões que não é disputado em pontos corridos – receberá o Brasil de Pelotas, Confiança, Remo e Vitória, que foram rebaixados da Série B de 2021.
Dentro de campo o time fez sua parte para se manter na Série A em 2013, mas a escalação irregular do meia Héverton fez com o que time fosse punido, terminando a competição entre os últimos colocados. ... Com isso a Portuguesa terminou o Brasileirão de 2013 entre os quatro times rebaixados.
Já caíram para a Série B duas vezes os seguintes clubes: Bahia, Criciúma, Fortaleza, Guarani, Náutico, Paraná, Portuguesa, Santa Cruz, Atlético-GO, Botafogo e Chapecoense, que vai ser a lanterninha do Brasileiro de 2021.
43 curiosidades que você vai gostar
Com Grêmio, Bahia e Sport rebaixados, Série B de 2022 terá recorde histórico de campeões brasileiros.
O Flamengo, talvez por ser o clube mais popular do país e por ter assim um grande número de desafetos, rivais, antis e haters, é acusado de ter caído ou de merecer a queda em 1933, em 1987, em 1995, em 2002, em 2013, em 2014...
Na última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, em jogo contra o Grêmio, a Portuguesa mandou a campo no segundo tempo o meia Héverton, que havia sido suspenso pelo STJD dois dias antes. A escalação irregular resultou em perda de quatro pontos e no consequente rebaixamento do clube para a Série B em 2014.
O Fluminense foi o beneficiado imediato pela punição à Portuguesa, imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Com a perda de quatro pontos, a Lusa caiu de 48 para 44 pontos indo para a 17ª colocação da Série A de 2013, a primeira do rebaixamento.
Assim, Grêmio e Bahia se juntam a Sport e Chapecoense como os clubes rebaixados para a segunda divisão.
Com o fim da última rodada do Brasileiro, Grêmio e Bahia se juntaram a Sport Recife e Chapecoense no descenso para a Segunda Divisão.
Quatro rebaixamentos: Avaí, Coritiba, Sport, Vasco, Vitória.
O Flamengo manteve a liderança estabelecida no ano passado, com 17.054 pontos. Campeão da Libertadores, o Palmeiras também permaneceu na mesma posição do ranking de 2021, no segundo lugar. Maior campeão do país neste ano, o Atlético-MG saltou da nona posição, em 2021, para o terceiro lugar no ranking de 2022.
Ao final do campeonato, foram rebaixados para a Série B de 1996 os dois últimos colocados, Paysandu e União São João.
O que o torcedor da Portuguesa temia, aconteceu. Com a derrota para o Caxias-RS por 4 a 1, nos pênaltis, no último sábado, a Lusa foi eliminada da Série D do Campeonato Brasileiro.
A esperança de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil caíram por terra nesta quarta-feira à noite, após a eliminação na Copa Paulista. A equipe levou a virada do Botafogo, por 3 a 1, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no jogo de volta da semifinal da Copa Paulista.
Flamengo sofre punição igual a da Portuguesa e perde 4 pontos no Brasileirão de 2013 Logo após punir a Portuguesa pela escalação irregular de Heverton e assim rebaixar o time paulista e salvar o Fluminense da queda, o STJD manteve sua linha e aplicou a mesma pena ao Flamengo.
O Flamengo foi condenado por unanimidade pela escalação irregular do lateral-esquerdo André Santos na partida contra o Cruzeiro, a última do Campeonato Brasileiro, com a perda de quatro pontos - três de punição, mais um que conquistou com o empate na partida - além de multa de R$ 1 mil.
A Portuguesa foi condenada pelo STJD, em julgamento nesta segunda-feira, a perder quatro pontos no Brasileirão por causa da escalação irregular do meia Héverton, contra o Grêmio. Como consequência da decisão, que cabe recurso, a Lusa troca de lugar com o Fluminense na zona do rebaixamento.
Em 1933, ficou na última colocação do carioca. Esse ano marca a primeira grande sujeira do clube rubro-negro (que já foi azul e ouro). Apesar da colocação, o Flamengo NÃO FOI REBAIXADO. Ficou em último e não foi rebaixado.
A Série B 2022 promete ser bastante disputada, já que terá seis equipes que já conquistaram o título brasileiro da primeira divisão: Vasco, Cruzeiro, Grêmio, Guarani, Bahia e Sport. Além deles, terão equipes tradicionais como Ponte Preta, Náutico, Chapecoense e Criciúma.
O Cruzeiro conheceu nesta quinta-feira (9/12) à noite todos os seus rivais na Série B de 2022. Com as quedas de Grêmio e Bahia na Série A, os participantes da Segundona do próximo ano estão definidos. Grêmio e Bahia se juntaram a Sport e Chapecoense, que já haviam sido rebaixados em rodadas anteriores do Brasileirão.
Com eles, Remo e Vitória confirmaram a presença na Série C de 2022 depois dos jogos deste domingo. As vagas dos rebaixados serão ocupadas por Ituano, Tombense, Criciúma e Novorizontino, que consquistaram os acessos pela Série C.
Como instalar um ramal de telefone?
Qual o custo de produção de uma fralda?
Quanto tempo demora para fazer efeito o Acetoflux?
Quais os tipos de fluxograma de processos?
Como criar uma biblioteca itinerante?
Como fazer uma escala de enfermagem 12x36?
Como adulto tomar acetilcisteína?
Como montar uma Mini-loja de temperos?
Para que serve Biotonico com emulsão?
Como montar uma pequena fábrica de adesivos?
Como Encher a Pêra do esfigmomanômetro?
Como montar uma fábrica de ração para peixe?
Qual a altura ideal para colocar um quadro na parede?
Como usar o picolinato de cromo para emagrecer?