Uma fonte de alimentação chaveada ou comutada – também chamada de switched-mode power supply (SMPS) – é uma unidade de um equipamento, utilizado para alimentar cargas elétricas, que agrupa um regulador chaveado. Isso quer dizer, em outras palavras, um circuito controlador interno capaz de chavear a corrente.
As fontes chaveadas, comutadas ou do inglês SMPS (Switched Mode Power Supply) são fontes que controlam a tensão numa carga abrindo e fechando um circuito comutador de modo a manter pelo tempo de abertura e fechamento deste circuito a tensão desejada. ... Nestas condições, a tensão aplicada aumenta para compensar a queda.
Ruído de alta frequência
Como a dissipação de energia é feita a partir de processos oscilatórios, as fontes chaveadas, geralmente, emitem um som de vibrações de alta frequência que podem ser incômodos.
CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DA FONTE ALIMENTAÇÃO CHAVEADA. ... O diferencial da fonte alimentação chaveada é a incorporação de um regulador chaveado que comuta a corrente, controlando a ação de ligar e desligar rapidamente, para que a tensão de saída se mantenha estabilizada.
De forma simplificada, significa que ela possui um circuito integrado usado para que ela regule a tensão de saída de forma a atender as demandas de todo o sistema. Além do uso em computadores, essas fontes são usadas em som automotivo e consoles de videogame, por exemplo.
30 curiosidades que você vai gostar
O elemento regulador é um transistor que trabalha como chave, e não na região linear. Sendo elevada a frequência de chaveamento, os elementos do filtro de saída são proporcionalmente reduzidos, contribuindo para a obtenção de elevadas densidades de potência.
O PWM funciona controlando o tempo que o fornecimento de tensão está ligado, ligando e desligando a fonte varias vezes por segundo. Assim, a média da tensão ao longo do tempo assumirá diferentes valores, de acordo com a largura do pulso.
Trata-se de um padrão que faz uso de capacitores e indutores no processo de conversão de energia e recebe esse nome por possuir, grossamente falando, um controle de chaveamento que "liga e desliga" a passagem de energia de forma a gerar e fixar uma tensão de saída.
As fontes de alimentação possuem função principal de transformar a corrente elétrica da rede, que chega em uma voltagem alta, para uma voltagem menor, que é a indicada para o hardware do computador. Geralmente a rede elétrica possui a voltagem em 110V ou 220V.
Temos então uma hierarquia de topologias que, partindo das fontes lineares, nos levam às diversas fontes chaveadas que encontramos nos equipamentos.a) Regulador linear. ... b) Bomba de carga (Charge pump) ... c) Conversor Buck (Abaixador) ... d) Conversor Boost (elevador) ... e) Inversor (inverter) ... f) Flyback. ... g) Push-Pull.
A fonte de alimentação chaveada é portátil e pode ser usada sem esforço em qualquer lugar, enquanto a fonte de alimentação linear pode ser usada exclusivamente para circuitos eletrônicos e laboratórios. A fonte de alimentação chaveada é leve, portátil e pode ser usada sem esforço em qualquer lugar.
Uma fonte chaveada simples trabalha em seus circuitos de entrada diretamente ligada a rede elétrica sem isolação, diferente de uma fonte linear que usa um transformador logo na entrada da rede elétrica (transformador isolador), com menor risco de choque.
A Fonte de Alimentação Chaveada 12V 3A é um produto muito utilizado na construção de projetos de automação residencial e na alimentação de pequenos circuitos, como, por exemplo, LEDS, câmeras de segurança, aparelhos eletroeletrônicos que exijam fontes com 12V e corrente de saída nominal de 3A, sendo projetadas para uso ...
PWM - Pulse Width Modulation
Regulagem da fonte chaveada através de modulação PWM. Assim se o sinal tiver um ciclo ativo de 50%, a tensão média aplicada à carga será de 50% da tensão de entrada. Se a corrente na carga aumentar fazendo com que a tensão caia, o circuito compensa isso aumentando o ciclo ativo do sinal.
Hora do pesadelo: para que servem todos os conectores da fonte?20 + 4 ATX. O conector 20 + 4 ATX conta com 24 pinos, podendo ser divididos em dois (20 + 4) ou dispostos em uma peça única. ... 4 + 4 EPS12V. ... 6 pinos PCI Express. ... 6+2 PCI Express. ... SATA power. ... Molex peripheral. ... Floppy drive.
Ela pode ser grande, imponente ou pequena e simples, não importa. Benefícios – o barulho contagiante da água corrente proporciona tranquilidade, harmonia e horas relaxantes para quem está por perto. Além disso, em dias quentes, refresca e umidifica o ar, por isso ter uma fonte de água é sempre uma boa ideia.
As fontes ATX entregam uma boa corrente, em media 5 amperes ou mais, enquanto que as tensões mais comuns encontradas são 3,3v, 5v, 12v e -12v.
A função básica da fonte de alimentação é transformar a corrente alternada da rede elétrica em corrente contínua, filtrar e estabilizar a corrente e gerar as tensões de 3.3V, 5V e 12V fornecidas aos demais componentes. Nas fontes chaveadas usadas atualmente, o é feito basicamente 4 etapas.
Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm. No entanto, há ainda algumas versões menores, como o Mini ATX, com 284 x 208 mm, e o Micro ATX, com 244 x 244 mm. Atualmente, as placas AT estão obsoletas e as mais encontradas são as do tipo ATX. No entanto, já existem algumas evoluções, como placas do tipo BTX.
ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX. Isso torna a ATX a escolha "regular", na hora de comprar um PC ou placa-mãe. A partir do modelo ATX, as placas-mãe podem ter um tamanho maior ou menor.
A modulação por largura de pulso (MLP) - mais conhecida pela sigla em inglês PWM (Pulse-Width Modulation) - de um sinal ou em fontes de alimentação envolve a modulação de sua razão cíclica (duty cycle) para transportar qualquer informação sobre um canal de comunicação ou controlar o valor da alimentação entregue à ...
O PWM funciona modulando o ciclo ativo (duty cicle) de uma onda quadrada. O conceito de funcionamento é simples. O controlador (fonte de tensão com PWM) entrega uma série de pulsos, gerados em intervalos de igual duração, que pode ser variada. Quanto mais largo o pulso, maior a quantidade de corrente fornecida à carga.
A sigla PWM (Pulse Width Modulation) significa Modulação por Largura de Pulso. A técnica PWM consegue substituir outras técnicas de controle de potência, como a técnica on-off, modulação por frequência (FM) e até mesmo as técnicas que utilizavam resistores variáveis em série, como citado anteriormente.
Fonte chaveadaEntrada CA, saída CC: retificador.Entrada CC, saída CC: conversor de tensão, ou conversor de corrente ou conversor CC/CC.Entrada CA, saída CA: Conversor de freqüência, cicloconversor.Entrada CC, saída CA: inversor.
O que seca as espinhas rapidamente?
Qual o melhor remédio para foliculite nas nádegas?
Como funciona o prequestionamento?
Como dissolver sabonete em barra?
Como fazer massinha de modelar diferente?
Como se livrar da Codependencia emocional?
Como chamar a Polícia Militar pelo WhatsApp?
Como inserir o símbolo Sigma no Excel?
Tem como imprimir CNH pela internet?
Como mandar Handplant skate 3?
Como copiar e colar texto no mural do Facebook?
Como é feito o processo de refino do açúcar?
O que é suco concentrado de maracujá?
Como saber se a ligação é alfa ou beta?
Como faço para desentupir o ralo do banheiro?