A disortografia é a escrita incorreta, com erros e substituições de grafemas, alteração atribuída às dificuldades no mecanismo de conversão letra-som que interferem nas funções auditivas superiores e nas habilidades linguístico-perceptivas 14 .
O Transtorno Específico da Escrita, também conhecido como Disortografia, é uma alteração na planificação da linguagem escrita, que causa transtornos na aprendizagem da ortografia, gramática e redação, apesar de o potencial intelectual e a escolaridade do indivíduo estarem adequados para a idade 13 .
Alguns sinais da disortografia são os seguintes:Caligrafia ilegível;Escrita lenta e trabalhosa;Mistura de letras de forma e cursivas;Espaçar letras e palavras de maneira estranha;Grandes dificuldades ortográficas e gramaticais;Uso de pontuações incorreta;Frases contínuas e falta de quebras de parágrafo;
A disortografia é uma dificuldade de aprendizagem que interfere na capacidade do indivíduo de soletrar ou escrever corretamente. A palavra significa dis” (desvio) + “ortho” (correto) + “graphos” (escrita). Sendo assim, a pessoa sente uma dificuldade na estruturação, organização e produção de textos escritos.
QUAIS OS SINAIS DE ALERTA DE DISORTOGRAFIA?- Incorreções ortográficas diversas.- Dificuldades ao nível da pontuação.- Dificuldades na precisão gramatical.- Dificuldades no encadeamento/organização das ideias.- Ritmo lento na escrita.
22 curiosidades que você vai gostar
Diagnóstico e tratamento da disgrafia
Pode ser identificado por professores, psicólogos, pedagogos e neuropediatras . As crianças podem fazer alguns exames como avaliação do quociente de inteligência e análise dos trabalhos escolares.
Sinais de alerta:
– Dificuldade em fixar regras gramaticais e ortográficas; – Dificuldades na pontuação e acentuação; – Erros ortográficos, linguísticos e visuais; – Erros no ditado, na cópia e na composição.
Entre as causas da disortografia, suspeita-se que uma aprendizagem incorreta da leitura e da escrita, especialmente na fase de iniciação, pode originar lacunas de base com a conseqüente insegurança para escrever.
Como tratar a disortografia? O tratamento da disortografia trabalha a reeducação de cada competência fonológica do aluno na dificuldade em aprender. Além disso, aperfeiçoa a percepção visual-espacial da criança, focando também no processamento fonológico.
Quem tem ansiedade pode tomar clonazepam?
O que são dispositivos de segurança residencial?
Como funciona uma serralheria?
Para que serve o medicamento Eliquis?
Como tirar dinheiro no caixa eletrônico do Santander?
Como tomar ciclobenzaprina 10mg?
Qual o custo para montar uma choperia?
Qual o melhor chocolate para tomar com café?
Como funciona o título de capitalização para locação de imóveis?
Qual o floral indicado para emagrecer?
Como funciona uma talha de alavanca?
O que é necessário para abrir uma quitanda?
Quem inventou o banheiro químico?
O que aconteceu com o ator Lúcio Mauro?
Como construir uma biblioteca pública?