Xangô é uma entidade (Orixá) bastante cultuada pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.
Os filhos de Xangô são altivos, carismáticos, rígidos e, acima de tudo, são justiceiros por natureza. Por isso, se um filho de Xangô vir alguém sendo injusto, ele fará de tudo para retomar esse equilíbrio da justiça.
Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.
É variável no humor, mas incapaz de conscientemente cometer uma injustiça, fazer escolha movido por paixões, interesses ou amizades. Xangô é o Orixá julgador, destruidor, inteligente, impulsivo, violento. Representa o poder transformador do fogo, é o padroeiro dos intelectuais e artistas.
Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações. Rei da cidade de Oyó, o orixá justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e nada fica impune aos seus olhos.
18 curiosidades que você vai gostar
SAUDAÇÃO: Kawó Kabiesilé!!
A justiça de Xangô se apresenta, pois, como uma justiça responsiva, que enxerga, que ouve e que distribui de maneira equânime. Para melhor fundamentar o que queremos dizer, abrimos espaço para a fala potente de um legítimo filho do Rei de Oyó, Lucas dos Prazeres: Eu canto o amor justo, Eu canto o amor que vê.
É tanta a aversão de Xangô pela morte que ele se afasta de seu filho, mal ele caia doente. É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante. Em alguns mitos ele usa Kabelo transado e se veste de saia vermelha e búzios. Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.
Quem é filho de Xangô não suporta injustiças, não aceitam cruzar os braços para aquilo que consideram errado, correm atrás do que é certo e não se dão por vencidos até conseguir. Comprar uma briga para fazer valer a sua justiça, se for necessário.
Como organizar os seus livros?
O que vai na ficha técnica de um filme?
Como ser uma boa mãe organizada?
Como fazer uma conta de grandeza proporcional?
Como colocar as abas em ordem Alfabetica no Excel?
Como organizar os documentos enviados para a contabilidade?
Como construir uma cozinha americana passo a passo?
Como organizar resultados de exames médicos?
Como organizar Instagram Stories?
Como organizar músicas no pendrive para tocar em som automotivo?
Como fazer uma crônica reflexiva?
Como organizar pasta no OneDrive?
Como organizar fotos impressas em caixas?
Como ordenar duas colunas simultaneamente no Excel?