A circular é um meio de correspondência - carta, ofício, memorando ou manifesto - dirigido, ao mesmo tempo, a várias pessoas, entidades ou instituições. ... Na circular, não se coloca nenhum destinatário específico, que surge apenas no endereçamento (muitas vezes só no envelope).
A circular deve obedecer a seguinte estrutura:
No caso de uma circular, o documento precisa ter timbre, título, número do circular, data, ementa, vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado, corpo do texto, despedida e assinatura . Em caráter opcional, ao final da página pode-se colocar em letras menores as iniciais de quem redigiu o circular.
É usada para divulgar informações para um maior número de pessoas dentro de uma organização pública ou privada. Nesse documento normalmente constam avisos de ordens, regras e outros assuntos que precisam chegar a todas as pessoas em um mesmo ambiente.
Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.
Texto: o conteúdo da circular deve ser claro e objetivo, de forma a evitar que o leitor fique com dúvidas; Despedida: encerre o texto se despedindo brevemente do leitor. Assinatura: no caso da circular, a assinatura não deve ter linha. Ela deve estar sobre o nome datilografado e o cargo de quem assina o documento.
Documento oficial utilizado para comunicação institucional Memorando é um documento oficial com redação objetiva, linguagem simples e de fácil leitura, cujo objetivo é servir de comunicação interna dentro de uma instituição.
O direito considera o as circulares como documentos legais emitidos pela instituição. Estes avisos circulares possuem caráter obrigatório e só podem ser destinados aos subordinados à autoridade que os expediu. Vamos saber agora como se compõe uma circular:
Provavelmente por isso leva o nome de “circular”, ou seja, indica a necessidade de divulgação para com seus destinatários, precisando transitar entre os mesmos eficazmente, para que todos possam tomar conhecimento das regras e definições ali contidas.
São utilizadas para divulgar os assuntos de interesse geral sobre diversos fatos e/ou atos administrativos. Mesmo sendo de redação única, estas circulares são encaminhadas a diversos destinatários diferentes.
Agradeço pela colaboração. A circular tem estrutura semelhante ao memorando, que é outro gênero textual. A diferença básica entre eles consiste no público direcionado. Enquanto o memorando é direcionado para funcionários de um setor, o documento circular pode ser escrito para vários setores ao mesmo tempo.
Como ter acesso às câmeras do meu prédio?
Como era o voleibol antigamente?
Como ver chamadas antigas no celular?
Como ter acesso às câmeras da cidade?
Qual aplicativo para fazer RG Digital?
Como consultar uma proposta no Siconv?
Como Nagato conseguiu tantos Rinnegan?
Como medir o tamanho de um cão?
Em que situação a diferença de 1 cm em uma medida de comprimento pode ser importante?
Como descobrir a amperagem de um motor DC?
Qual é a origem da noz moscada?
O que quebra a proteína do leite?
Como fazer o teste de nitrato?
Como medir uma bobina com multímetro Digital?