O que é uma ação de despejo para uso próprio?

Pergunta de Fernando Rafael Reis Magalhães em 30-05-2022
(48 votos)

A lei nº 8.245/91, que rege as locações de imóveis urbanos, assegura ao locador, naqueles casos em que a locação prorrogou-se por prazo indeterminado, o direito de retomar do locatário o imóvel alugado, tanto para uso próprio quanto para o uso de parentes.

Quanto tempo leva em média uma ação de despejo?

Uma ação de despejo demora uma média de 4 meses a 3 anos. No entanto, existem algumas peculiaridades que podem fazer com que a ação seja mais rápida ou mais demorada.


O que é uso próprio?

A expressão uso próprio engloba os fins residenciais bem como qualquer outra destinação que aproveite diretamente o locador.

Quando pode ser pedido o despejo?

ao término do prazo do contrato; em caso de falecimento do locatário sem a indicação de um sucessor para a locação; quando ocorrer a permanência do sublocatário após finalizada a locação principal; se houver falta de pagamento do aluguel.

Qual o valor da causa na ação de despejo?

O artigo 58, III, da Lei nº 8.245/91 dispõe que o valor da causa, nas ações de despejo, será equivalente a doze meses de aluguel. A esta cifra deve-se adicionar a importância relativa aos aluguéis e acessórios em atraso, caso haja cumulação de pedido de cobrança, nos termos do artigo 62, I, da Lei nº 8.245/91.

Ações de Despejo e Liminar - Noções gerais


21 curiosidades que você vai gostar

Como calcular ação de despejo?

Em se tratando de ação de despejo por falta de pagamento cumulada com cobrança de aluguéis, o valor da causa deve corresponder ao valor pretendido mais o correspondente a doze aluguéis, por força do disposto no artigo 58, inciso III, da Lei n.º 8.245/91, c. C o artigo 259, inciso II, do Código de Processo Civil.

Qual deve ser o valor da causa?

O valor da causa é o valor econômico a ela atribuído. Ou seja, o potencial proveito econômico para as partes que demandam a tutela jurisdicional. E equivale, então, à monetarização dos fatos e fundamentos jurídicos da causa.

Quem é o locatário e quem é o locador?

O locatário é quem está do outro lado da negociação, ou seja, é a pessoa para quem o imóvel será alugado. E assim como o locador, também pode ser representado por mais de uma pessoa e por pessoa jurídica.

Como não pagar multa de quebra de contrato de aluguel?

O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.



Outras questões

Como solicitar a segunda via do cartão estudantil?

Quantos metros tem uma hectares?

Como pagar IPTU em dívida ativa?

Como pagar taxa de transferência de veículo pelo Itaú?

Qual a vazão de um aspersor Agropólo?

Como pagar IPTU atrasado Itaquaquecetuba?

O que é o avanço de ignição?

Como pagar parcelamento de fatura Santander?

Qual o valor da multa do aviso prévio indenizado?

Como o pastor deve contribuir para o INSS?

Quando vc cumpre aviso prévio recebe salário?

Como robôs são feitos?

Como saber a hora de dar all in?

Como pagar pela guerra Keynes?

Como gravar aulas online no Mac?

Como gravar um podcast simples?

Como pagar taxa de liberação de veículo apreendido?

Como gravar o áudio pelo fone?

Como pagar a taxa do Enem 2021?

Qual melhor programa para gravar tela do PC?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com