Modelos profissionais ou mesmo domésticos de alta qualidade conseguem reproduzir frequências abaixo de 20 Hz e acima de 20.000 Hz e aí, detalhes das músicas ficam perceptíveis quando o usuário está mais concentrado.
Resposta de frequência: o que a propriedade diz sobre um headphone? A resposta de frequência indica os limites que o som do dispositivo consegue alcançar, seja o nível mínimo ou o máximo, e não necessariamente a qualidade. O ouvido humano é capaz de escutar sons em uma frequência de 20 Hz a 20 kHz.
Os bons fones, por exemplo, apresentam números acima de 25 Ω. A potência do fone de ouvido segue a mesma linha de raciocínio e quanto maior for, mais alto sairá o som. Além disso, a sensibilidade, medida em decibéis, aponta o volume que o fone pode alcançar.
O que significa resposta em frequência? A curva de resposta em frequência é definida como a variação da pressão sonora ou potência acústica em função da frequência com alguma grandeza como tensão ou potência elétrica mantida constante nos terminais da caixa ou alto-falante [1].
32 Ohms
No entanto, é importante pontuar que a impedância não afeta apenas a altura do áudio, por isso, não basta escolher um modelo com baixa impedância e ter um som alto e de qualidade. Na verdade, para quem quer um bom fone de ouvido para o dia a dia, é recomendado a escolha de um com 32 Ohms, em média.
Consequentemente, como a sonoridade de cada amp pode ter um comportamento diferente, deve-se sempre tentar analisar através de testes pela própria pessoa ou através de análises na internet se o amplificador possui características que complementam a sonoridade do fone ou diminui alguma característica do som indesejada.
Em física, a frequência consiste no número de ocorrências por unidade de tempo. Refere-se normalmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica ou a posição de um corpo suspenso através de uma mola elástica. A unidade SI de frequência é o hertz (Hz), que equivale a um ciclo por segundo.
A faixa de freqüências que melhor representa os graves de ataque vão de 85 Hz a 95 Hz. Geralmente quando se deseja reproduzir esta faixas, os projetos são feitos deixando a freqüência de pico (fP) da resposta da caixa em 90 Hz, fazendo assim com que o ganho da caixa se estenda de 85 Hz à 95 Hz na maioria dos casos.
Use um aplicativo de celular. Abaixo temos uma pequena lista de aplicativos para leitura de decibéis, feitos para diversas plataformas de celular: Para dispositivos da Apple: Decibel 10th, Decibel Meter Pro, dB Meter, Sound Level Meter. Para Android: Sound Meter, Decibel Meter, Noise Meter, deciBel.
Procure por modelos com drivers sonoros capazes de produzir áudio livre de distorções, mesmo em volumes elevados. É importante que o som tenha um grau razoável de separação, permitindo a distinção entre diferentes ações no game. Nesse ponto, um erro muito comum é privilegiar os modelos que sobrecarregam os graves.
Fones de ouvido, em geral, têm dificuldades de reproduzir algumas frequências do espectro da audição: as mais graves e as mais agudas. Caso queira entender um pouco mais sobre frequências, clique aqui. Nesse teste, exibiremos algumas frequências graves (de 20Hz a 250Hz).
Enquanto uma caixa acústica precisa transmitir ondas sonoras dentro de um salão ou cômodo de uma casa, o fone de ouvido é projetado para que o som emitido por ele viaje pelo ar existente no canal auditivo, um “ambiente” muito menor e que, por isso, exige menos potência. Fones maiores, como aqueles externos, usados por DJs, funcionam da mesma forma.
Quem toca ou já viu alguém tocar bateria percebeu, de certa forma, o princípio básico do funcionamento de um fone de ouvido. Quando a baqueta bate em uma das peças que compõem o instrumento, como a caixa, por exemplo, a pele vibra, fazendo vibrar também o ar próximo a ela.
Obviamente, as dimensões físicas do alto-falante de um fone de ouvido limitam a sua potência.