O homem é um animal gregário. Político, dizia Aristóteles, ou seja, membro da cidade. Mas não só da cidade - de todas as greis espontâneas ou artificiais, estáveis ou precárias, onde quer que se encontre. Não pode suportar a ideia de estar só consigo, - quer ser unidade e não individualidade.
Já o cidadão para Aristóteles é aquele que possui o direito de administrar a justiça e exercer as funções públicas, participar da função judicial ou da deliberativa, ou seja, de exercer a política. Ele exclui desta categoria mulheres, escravos e crianças.
O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo. O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
Aristóteles ensina que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem e que o bem propriamente humano é o fim. Os fins que vão além das ações são desejados de per si, enquanto que os que estão na própria ação são desejados em razão dos outros que lhe são superiores.
Aristóteles: o homem é um ser social porque é um animal que precisa dos outros membros da espécie. ... Não é à toa que precisamos voltar para a Grécia, pois quem nos dará essa lição é Aristóteles. Para ele, o homem precisa de outras pessoas porque é um ser carente.
45 curiosidades que você vai gostar
Para Aristóteles (384 - 322 a.C.), autor da frase e um dos maiores filósofos gregos, o homem é um sujeito social que, por natureza, precisa pertencer a uma coletividade. Somos, portanto, animais comunitários, gregários, sociais e solidários.
Segundo Marx o homem é por natureza um animal social, pois ele não pode ser privado de estar em sociedade. Porque social é estar em sociedade, mas além de tudo é participar ativamente do grupo ao qual esta inserido.” É da essência da práxis humana que ela se realize na relação com o outro.
O que é Bem comum:
Bem comumé uma expressão que possui conceitos em muitas áreas do conhecimento humano, mas que se assemelham entre si. De um modo geral, define os benefícios que podem ser compartilhados por várias pessoas, pertencentes à um determinado grupo ou comunidade.
Bem comum é uma expressão que se refere a vários conceitos da filosofia, teologia, sociologia e ciência política. No sentido popular, descreve o conjunto de benefícios compartilhados por todos os membros (ou a maioria) de uma dada comunidade. Esta é também a forma como o bem, no seu conjunto, é amplamente definido.
Quais são as fases de reprodução do vírus bacteriófago?
Como ocorre a irrigação do miocárdio?
Como é feita a nomenclatura de um ácido carboxílico?
Como se dá a interdependencia econômica entre os países?
Como ocorre a obtenção de um sal?
Como se dá a execução das sentenças da Corte Interamericana no Brasil?
Onde pegar Topic Para Horizonte em Fortaleza?
Como se dá a integração neuronal quando uma célula recebe sinapses excitatórias e inibitórias?
O que é uma sala para dois ambientes?
Como converter JPG em sticker?
Como seria o código HTML para transformar uma imagem em um link?
Como transmutar pensamentos negativos?
Como calcular kWh de um aparelho?
Como acabar com a água salobra?
Como ir de Salvador para Abrolhos?