Reflexo de estiramento Como o próprio nome sugere, acontece no nível muscular, mais precisamente no centro dos músculos (fuso muscular), sendo extremamente sensível ao alongamento das fibras.
O músculo ao se contrair, relaxa os fusos musculares e estes ao deixarem de ser estimulados param de gerar potenciais. Este reflexo é chamado de reflexo de estiramento fásico. ... Esses neurônios enviam seus axônios para os fusos musculares, determinando uma contração das fibras intra-fusais.
No Reflexo Miotático Inverso a contração ativa de um músculo causa a inibição reflexa desta mesma contração. A função é gerar um feedback para ajustar a intensidade da contração durante as contrações prolongadas. Consiste no relaxamento de um músculo submetido a uma força contrátil forte.
Assim, o reflexo miotático (também denominado reflexo extensor muscular e reflexo de estiramento) é um importante mecanismo para esse controle, pois sempre que um músculo é distendido subitamente a excitação dos fusos causa uma contração reflexa do mesmo músculo e da musculatura sinergista ligadas a ele.
O estiramento muscular estimula o F M e aumenta sua tensão, enquanto que a contração muscular interrompe a esti- mulação e faz cessar a tensão do FM.
Reflexo de estiramento: em ortostase, músculos extensores antigravitários encontram- se estirados devido à ação da gravidade. Com isso, aferentes dos fusos musculares são ativados e, consequentemente, ocorre contração reflexa do próprio músculo.
O circuito básico do reflexo miotático inverso, então é dissináptico , porque inclui um interneurônio inibitório entre a fibra aferente e o motoneurônio do músculo agonista.
O reflexo miotático é de utilidade clínica, pois permite avaliar não apenas a indenização do próprio arco reflexo, mas também a integridade dos segmentos medulares superiores.
Fora da prática clínica, no contexto da vida cotidiana, o reflexo miotático protege secretamente e sem que as pessoas percebam os músculos das extremidades, evitando o alongamento excessivo das fibras musculares antes das cargas, sendo este último chave também para o tônus muscular basal e equilíbrio.
Em resposta ao estiramento de um músculo, e consequentemente estiramento dos fusos neuromusculares presentes nesse músculo, fibras sensitivas do grupo Ia levarão à medula espinal (ao tronco cerebral, no caso de nervos cranianos) potenciais de ação sinalizando a ativação dos receptores ânulo espirais.
Os reflexos também podem ser classificados de acordo com a sua localização no Sistema Nervoso Central em Reflexos Medulares e Reflexos bulbares. Os Reflexos medulares podem ser dois tipos: proprioceptivos ou exteroceptivos. Os reflexos proprioceptivos são originados de receptores presentes nos músculos, tendões, ligamentos e articulações.
O que é o processo de coprocessamento?
Por que os bolcheviques tomaram o poder em outubro de 1917?
Por que os russos foram facilmente derrotados?
Qual a classificação dos receptores?
O quê Wertheimer pode provar experimentalmente sobre diferentes formas de organização perceptiva?
Como começar uma criação de cabras Boer?
Como puncionar a jugular interna?
Qual a relação entre escola e juventude?
Como pular linha no Bloco de notas PC?
Quais os efeitos da presença dos radicais livres no organismo humano?
Como ver ficha criminal pelo nome?
Como os primeiros grupos originarios da África que fizeram sucesso?
Como conversar com a Ex-esposa?
Como os romanos contavam a sua história?
Como puxar assunto com alguém no Instagram?
Como os iluministas enxergavam as pessoas?
Como pular uma pergunta no Google Forms?