Reflexo de estiramento Como o próprio nome sugere, acontece no nível muscular, mais precisamente no centro dos músculos (fuso muscular), sendo extremamente sensível ao alongamento das fibras.
O músculo ao se contrair, relaxa os fusos musculares e estes ao deixarem de ser estimulados param de gerar potenciais. Este reflexo é chamado de reflexo de estiramento fásico. ... Esses neurônios enviam seus axônios para os fusos musculares, determinando uma contração das fibras intra-fusais.
No Reflexo Miotático Inverso a contração ativa de um músculo causa a inibição reflexa desta mesma contração. A função é gerar um feedback para ajustar a intensidade da contração durante as contrações prolongadas. Consiste no relaxamento de um músculo submetido a uma força contrátil forte.
Assim, o reflexo miotático (também denominado reflexo extensor muscular e reflexo de estiramento) é um importante mecanismo para esse controle, pois sempre que um músculo é distendido subitamente a excitação dos fusos causa uma contração reflexa do mesmo músculo e da musculatura sinergista ligadas a ele.
O estiramento muscular estimula o F M e aumenta sua tensão, enquanto que a contração muscular interrompe a esti- mulação e faz cessar a tensão do FM.
Reflexo de estiramento: em ortostase, músculos extensores antigravitários encontram- se estirados devido à ação da gravidade. Com isso, aferentes dos fusos musculares são ativados e, consequentemente, ocorre contração reflexa do próprio músculo.
O circuito básico do reflexo miotático inverso, então é dissináptico , porque inclui um interneurônio inibitório entre a fibra aferente e o motoneurônio do músculo agonista.
O reflexo miotático é de utilidade clínica, pois permite avaliar não apenas a indenização do próprio arco reflexo, mas também a integridade dos segmentos medulares superiores.
Fora da prática clínica, no contexto da vida cotidiana, o reflexo miotático protege secretamente e sem que as pessoas percebam os músculos das extremidades, evitando o alongamento excessivo das fibras musculares antes das cargas, sendo este último chave também para o tônus muscular basal e equilíbrio.
Em resposta ao estiramento de um músculo, e consequentemente estiramento dos fusos neuromusculares presentes nesse músculo, fibras sensitivas do grupo Ia levarão à medula espinal (ao tronco cerebral, no caso de nervos cranianos) potenciais de ação sinalizando a ativação dos receptores ânulo espirais.
Os reflexos também podem ser classificados de acordo com a sua localização no Sistema Nervoso Central em Reflexos Medulares e Reflexos bulbares. Os Reflexos medulares podem ser dois tipos: proprioceptivos ou exteroceptivos. Os reflexos proprioceptivos são originados de receptores presentes nos músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Como memorizar a matéria rapidamente?
Como cadastrar meu cartão Itaú no programa de pontos?
Como personalizar a barra de rolagem CSS?
Como fazer a arte da capa de um CD?
Como se inscrever para MasterChef amador?
Como personalizar ícones do Windows?
Quanto tempo para zerar Alien Isolation?
Como encurtar link e personalizar grátis?
Como personalizar papel de bem casado?
Quanto tempo deixar o Hair Life no cabelo?
Quem ganhou a promoção da Dumont FM?
O que significa persuadir uma pessoa?
Como aumentar a fonte do PDF no Kindle?