CLASSIFICAÇÃO De acordo com a natureza do estímulo que são capazes de captar, os receptores sensoriais são classificados em quatro tipos básicos: Quimiorreceptores Termorreceptores Mecanorreceptores Fotorreceptores Nociceptores QUIMIORRECEPTORES Especializados na detecção de substâncias químicas; Localizam-se na língua ...
Um mecanorreceptor ou mecanoceptor é um receptor sensorial que responde a pressão ou outro estímulo mecânico. Incluem-se neste grupo os sensores que nos ouvidos são capazes de captar as ondas sonoras, os sensores táteis e os que são responsáveis pelo equilíbrio postural, ou propriocepção.
A audição, capacidade de perceber sons, é possível graças à orelha humana, que possui mecanorreceptores capazes de captar as ondas sonoras. Esses receptores estão localizados na cóclea, uma estrutura em forma de tubo cônico localizada na orelha interna.
O sistema somatossensorial se espalha por todas as partes principais do corpo dos vertebrados. Consiste em receptores sensoriais e neurônios aferentes na periferia (pele, músculos e órgãos, por exemplo), até neurônios mais profundos no sistema nervoso central.
Conforme o local de onde captam estímulos, os receptores sensoriais podem ser classificados em três tipos básicos. Exteroceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do ambiente, como luz, calor, sons e pressão. Proprioceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do interior do corpo.
Encontram-se localizados nas saliências sem pelos, como nas partes mais altas das impressões digitais, nos mamilos e nos genitais. Captam sensações de toque (tato).
Existem dois tipos especiais desses receptores: os fonorreceptores, que captam variações na pressão do ar; e os estatorreceptores, que detectam a posição do corpo em relação à força de gravidade. Fotorreceptores: São receptores que captam estímulos luminosos. São encontrados nos olhos.
Exteroceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do ambiente, como luz, calor, sons e pressão. Proprioceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do interior do corpo. São encontrados nos músculos, tendões, juntas e órgãos internos.
Mecanorreceptores: São receptores que captam estímulos mecânicos, como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos. Existem dois tipos especiais desses receptores: os fonorreceptores, que captam variações na pressão do ar; e os estatorreceptores, que detectam a posição do corpo em relação à força de gravidade.
A capacidade de se ligar a um receptor é influenciada por fatores externos e por mecanismos reguladores intracelulares. A densidade basal de receptores e a eficiência dos mecanismos estímulo-resposta variam de tecido para tecido.
Quanto custa um exame de troponina?
Será que todas as pessoas precisam extrair os dentes do siso?
Qual é a atriz mais bem paga dos Estados Unidos?
O que significa benefício sociais?
Como divulgar o seu trabalho no Instagram?
O que pode causar problemas na placenta?
Qual a importância de analisar e descrever um cargo para a empresa?
Como colocar um vídeo em cima do outro no iMovie?
Como fazer montagens com 4 fotos no Instagram?
Qual a diferença entre frenectomia e frenotomia?
Como usar o mel na pele do rosto?
Como alterar a natureza jurídica do MEI?
Qual a melhor injeção para ácido úrico?