Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborados a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes (ARQUIVO NACIONAL, 2005, p. 132).
O código de classificação de atividade meio para documentos da administração pública foi criado em 28 de março de 1996 pelo Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, para tentar sanar os problemas de classificação, pois os documentos eram classificados por espécie documental, ordem cronológica ou numérica, o que ...
A elaboração do Plano de Classificação passa por etapas que exigem estudos sobre a estrutura e o funcionamento do órgão ou entidade, além do comprometimento por parte dos envolvidos diretamente e indiretamente na execução do trabalho.
Plano de Classificação - É o instrumento arquivístico utilizado para classificar os documentos produzidos e recebidos pelo Senado Federal e pelo Congresso Nacional no exercício de suas funções e atividades administrativas e legislativas.
O Plano de Classificação de Documentos é o instrumento utilizado para classificar todo e qualquer documento de arquivo. ... A Tabela de Temporalidade de Documentos é o instrumento resultante da avaliação documental, aprovado por autoridade competente, que define prazos de guarda e a destinação de cada série documental.
Plano de Classificação - É o instrumento arquivístico utilizado para classificar os documentos produzidos e recebidos pelo Senado Federal e pelo Congresso Nacional no exercício de suas funções e atividades administrativas e legislativas.
O código de classificação e a tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo são instrumentos que refletem as funções e atividades de um órgão e/ou entidade, utilizados para classificar, avaliar e definir a destinação final de todos os documentos, produzidos e/ou recebidos por uma instituição.
A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação.
Cabe ressaltar que, por refletirem as funções e atividades dos órgãos, o Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração públicasão dinâmicos.
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. Assim, os documentos ...
O seu principal objetivo é a criação de planos de classificação funcionais que permitam a troca de documentos entre os sistemas dos diferentes serviços, facilitado por uma linguagem comum, o que demonstra a importância da construção de um modelo de classificação uniforme para as instituições envolvidas.
Como saber se a amizade esfriou?
O que fazer para viajar para a Rússia?
O que podemos fazer para contribuir com o desenvolvimento sustentável?
Como o samba era inicialmente tratado pela sociedade e pelas autoridades brasileiras?
Como o ser humano pode interagir com o solo?
Qual o tamanho ideal para docinhos de festa?
Como criar vínculo com o paciente?
Qual a posição do multímetro para a medição de corrente?
Quantas colheres e 30 gramas de fermento fresco?
Como ir de Ilha Comprida a Ilha do Cardoso?
Como se preparar para o exame psicotécnico?
Como se sentir confortável em qualquer lugar?
Como sabemos que Jesus nasceu dia 25?