A oração principal é aquela que não tem conjunção. Se a oração subordinada vier antes, usa-se vírgula; caso venha depois, não.
Exemplo: Porque choveu/ não vou a festa.
"não vou a festa" é a oração principal portanto se usa vírgula. "porque choveu" é a oração coordenada.
Porque choveu, não irei a festa
Sentença que comporta somente uma oração. O período simples também é chamado de oração absoluta. Nesse período, o ponto de interrogação, o ponto final e a exclamação indicam o fim da oração.
Simples: tem apenas um radical. Composto: tem dois ou mais radicais.
Um Período é Composto quando for uma sentença que contenha no mínimo duas orações, ou seja, quando possuir dois ou mais verbos.
Período Misto – É composto por coordenação e subordinação, ou seja, aquele que contém orações independentes e orações dependentes simultaneamente.
38 curiosidades que você vai gostar
Num período podem aparecer orações que se relacionam pela coordenação e pela subordinação. Assim, tem-se um período misto.
Tipos de período misto Orações subordinadas substantivas coordenadas entre si: ... Orações subordinadas adjetivas coordenadas entre si: ... Orações subordinadas adverbiais coordenadas entre si: ... Orações coordenadas com subordinadas no mesmo período:
São chamados períodos compostos por coordenação aqueles em que as orações estão articuladas, mas não há dependência entre elas. O período composto por subordinação, por sua vez, possui orações articuladas, mas com uma relação de dependência.
O Período Composto é estruturado e classificado a partir da relação que as orações estabelecem entre si em dois tipos: período composto por coordenação e período composto por subordinação.
Em síntese, um período composto por coordenação é formado por orações coordenadas; um período composto por subordinação é formado por uma oração principal e outra(s) subordinada(s); e um período composto por coordenação e subordinação possui os dois tipos de relações.
Possui mais de um radical
O substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Exemplos de substantivo composto: Segunda-feira; ... O substantivo composto é originado de um substantivo simples, existindo dois processos linguísticos de composição.
Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical. Ex.: couve-flor, planalto.
texto composto por palavras, possui um conjunto de regras e diferentes tipos de generos - Comunicação e Expressão.
O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
Tipos de períodoPeríodo Simples. O período simples é formado por somente uma oração agrupada em torno de um único verbo ou de uma única locução verbal. Quando isso ocorre, o período é denominado oração absoluta. ... Período Composto. O período composto é formado por mais de uma oração.
O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um.
Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
O período é constituído por uma ou mais orações. Quando o período possui apenas uma oração, é conhecido como período simples. Mas se ele possuir duas ou mais orações será conhecido como período composto.
O período de coordenação é composto por orações que são autônomas, independentes entre si, mas que juntas complementam o sentido da frase. Exemplo: Eu dormi e sonhei com você. ... Já o período composto por subordinação apresenta orações que são dependentes entre si, são subordinadas.
Nesse sentido é que afirmamos se tratar de um período composto por coordenação, formado pelas orações coordenadas, as quais se classificam em adversativas, aditivas, alternativas, explicativas e conclusivas.
O período composto por coordenação é formado por orações sintaticamente autônomas e com sentido próprio, ou seja, morfologicamente independentes. ... Já o período composto por subordinação é constituído de uma oração principal acrescida de oração subordinada para que haja sentido completo.
São chamadas de justapostas as orações subordinadas substantivas que não vêm introduzidas pelas conjunções integrantes “que” e “se”. Em geral, essas orações são iniciadas com pronomes indefinidos ou advérbios interrogativos, tais como “quem”, “quando”, “como” etc.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.
Qual jogador que fala 5 idiomas?
Qual o sinônimo de hermenêutica?
O que causa a poluição na China?
Qual o ponto de fusão do polietileno?
Como passar de graus para porcentagem?
Quantas igrejas evangélicas existem em São Paulo?
Como usar o Clique e retire Correios?
Qual a igreja mais antiga da Europa?
Para que serve o ibuprofeno 50mg?
Quais os sintomas do pânico do medo?
O que acontece se aplicar o gesso antes do calcário?
Quantas vezes um casal normal faz amor por dia?
Qual dipirona pode dar para gato?
Como saber o alcance de um binóculo?
Onde posso encontrar lactobacilos vivos para comprar?
Quais são as funções da saúde pública?
Qual a diferença entre Epstein-barr IgG e IgM?